terça-feira, 19 de julho de 2011

Um quinteto de porta-contentores em Ponta Delgada, com destaque para o "Ilha da Madeira"

Como já calculavamos, hoje o Porto de Ponta Delgada apresenta uma moldura de navios bastante interessante, com destaque para 5 porta-contentores dos armadores nacionais, com a Transinsular a ser a empresa que maior numero de navios tinha hoje em Ponta Delgada, sendo eles 3, começando pelo estreante "Ilha da Madeira", passando pelos habituais "Monte da Guia" e  "Ponta do Sol" este ultimo fundeado, e pelos   "Madeirense 3" e "Furnas"  estes pertencentes á Boxlines e Mutualista respectivamente.
 Para além destes  navios ainda se podia observar no porto micaelense, os graneleiros "Sanko Royal" e "Kelly C" este fundeado, o Localizatodo permitia-nos ainda constatar a presença dos rebocadores "Pêro de Teive" ( residente),  "Tsavliris Hellas" e "Svitzer Leixões", a lancha de Pilotos "Portas do Mar" o HSC "Hellenic Wind"  e a corveta da Marinha Portuguesa "Jacinto Cândido".
Movimento de porta-contentores insulares dia 19-7-2011 ( 18:30 h /Açores)
Monte da Guia- Ponta Delgada.
Ponta do Sol- Ponta Delgada.
Ilha da Madeira- Em viagem de Ponta Delgada para Lisboa.
Furnas: Em viagem de Ponta Delgada para Praia da Vitória.
Madeirense 3- Ponta Delgada.
Ruby- Lisboa.
Corvo- Lisboa.
Insular- Lisboa.
Sete Cidades- Leixões.
Christina I- Lisboa.
Funchalense 5- Caniçal.
Monte Brasil- Caniçal.
(©) Copyright fotos: Emanuel Sousa, Graciosa.
Um especial Agradecimento ao Amigo Emanuel, por se ter lembrado de todos nós.

4 comentários:

Vitor disse...

Obrigado ao Emanuel Sousa e ao Manuel. :) Ao ver o pequeno apanhado que o Manuel fez sobre a posição dos porta-contentores insulares, fez-me lembrar uma antiga rúbrica que a "Revista de Marinha" tinha antigamente, que se entitulava "posição dos navios portugueses" ou algo no género, e a lista era extensa. Bons velhos tempos. Devia dar muito trabalho e depois deixaram-se disso. Mais uma vez obrigado.
Abraço.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Vitor, não tens que agradecer a mim eu apenas publiquei as fotos o Emanuel é que teve o trabalho de registar a passagem do Ilha da madeira por Ponta Delgada.
Na RTP Açores lembro-me de eles fazerem uma rubrica de movimento de navios, contudo não sei se ainda fazem, uma vez que já não vejo tanto a RTPA como via.
Um Abraço
Manuel

Marcelo Sousa disse...

Desculpe Manuel, mas queria fazer uma pergunta. O Ilha da Madeira trouxe a mercadoria, descarregou-a, e depois o ponta do sol carregou-a para a distribuir pelos portos não foi? Gostaria que me esclarece-se.
Obrigado.
Abraço Marcelo

Manuel Bettencourt disse...

Boas Marcelo, se a minha tabela está correcta o "Ilha da Madeira" veio de Leixões e o "Monte da Guia" de Lisboa, logo estes dois fizeram baldeação em PDl para o "Ponta do Sol" que escalou Pico-Velas e hoje está em Santa Maria, enquanto o "Monte da Guia" fez PVT e Horta e hoje está em PDL.
Um Abraço,
Manuel