sábado, 10 de setembro de 2011

RRS James Cook.

Hoje tem estado em Tenerife o RRS James Cook, depois de uma escala de seis horas que aproveitou para embarcar parte da equipa científica (que se incorporaram na ilha a esta campanha) e material de investigação, bem como abastecer combustível (tal e como se percebe nas fotos).
O navio oceanográfico de investigação RRS ( Royal Research Ship) fué encarregado aos astilleros noruegueses Flekkefjord Slipp & Maskinfabrikk AS, para substituir em 2006 ao RRS Ch. Darwin. Procedente de Falmouth, nesta a sua oitava visita, zarpó para mar alto as 1430h.


Características:
Eslora 89,5m.

Manga: 18,6m.
Calado: 5,7m.
Arqueo: 5.800 tons.
V. crucero: 12 nudos.
Autonomía: 50 días.
Acomodación:
científicos: 32.
oficiales: 9.
tripulantes: 13.




O navio de quase 6000 tons tem uma tripulação de 22 pessoas e pode levar a bordo 32 cientistas com um grande equipamento de laboratórios ( de química, medioambiental, metereológico, principal e de coberta). Dispõe de avançado material auxiliar de investigação destacando um robô para grandes profundidades de grande capacidade, o ISIS, do qual incluímos foto. As amplas capacidades do navio permitem por tanto estudar, não só as plataformas continentais e trabalhos em zonas abisales.

(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

3 comentários:

Rui Carvalho disse...

Caro A. Sáez

Salu2, Querido Amigo

Um privilégio fotografar tão fantástico navio.
O nosso amigo Manolo de Bettencourt está fora de Graciosa, portanto o Blog está em viagem, mas sei que tem muitas novidades para relatar.
Gracias podemos apreciar estas bonitas fotos de Tenerife.

Gracias

Abrazo

ErrE

Berto Garcia disse...

Muy buen reportaje amigo saludos desde Las Palmas

antonio sáez disse...

SaluD a ambos desde Tenerife.

Esperemos que el editor propietario del blog oPdG, se incorpore prontoa su sede, con todo resuelto.

Un abrazo, Antonio.