Tal como nos tem habituado a Safehaven Marine, volta a publicar fantásticas fotos das provas de mar da nova lancha de pilotos destinada ao porto de S. Roque, ilha do Pico, de nome "Alvaro de Ornelas". Lembramos que o prestigiado estaleiro irlandês, está procedendo à construção de 4 novas lanchas de pilotos, modelo "Interceptor 38", destinadas aos portos de Velas, S. Roque, Lajes e Horta.
Uma rápida pesquisa pelo nome de "Alvaro Ornelas" encontramos a seguinte referencia:
Álvaro de Ornelas apesar de ser nomeado como Capitão do donatário da ilha do Pico, por volta de 1460 e depois de várias experiências de povoamento, para o que trouxe habitantes do Norte de Portugal, que chagaram a esta ilha depois de escalarem a ilha Terceira e a ilha Graciosa, nunca chegou na pratica a tomar posse real da ilha.
Uma vez que a tentativa de povoamento não sortiu efeito esta foi por carta régia datada de 29 de Dezembro de 1482 anexada à já então existente capitania do Faial. Assim nasceu a capitania do Faial e do Pico que ficou na posse do já então capitão do Faial, Jobst van Hürter.( Wikipédia)
O vídeo que se segue é mais um exemplo do excelente trabalho que a Safehaven Marine faz na divulgação das suas construções , através destas imagens este estaleiro tem conquistado a minha Admiração, considero um exemplo a seguir, Bom trabalho!
(©) Copyright fotos: Safehaven Marine / Youtube- Canal Frankwildcat
(©) Copyright fotos: Safehaven Marine / Youtube- Canal Frankwildcat
5 comentários:
Olá Manuel
Não percebo porque razão esta nova lancha de pilotos, apesar de ir operar no porto de São Roque, está registada na Horta pois a primeira lancha, a «João Vaz Corte Real», vai operar nas Velas e está registada nas Velas.
Abraço
Marcelo Sousa
Boas, não sei terá a ver com a existencia ou não de delegação marítima em S. Roque?
Abraço,
Manuel
Afinal, o peso histórico do nome da embarcação condiz com o porto de registo...
Amigo Manuel
Estas sao lanchas de pilotos muito bonitas,sem duvida,olha comparadas com as nossas aqui sao um luxo.Em tempos de crise e um grande investimento na minha opiniao para portos de pouco movimento,creio que o da Horta e o que tem mais,mas que se aplaude sem duvida
Um abraco
Paulo
Boas Caro Visitante, Obrigado pelo comentário, fez uma interessante observação.
Um Abraço,
Manuel
Amigo Paulo, gosto sempre de o ver a comentar, são de facto lanchas muito bonitas, mas o que eu mais gosto de destacar é a forma como este estaleiro trabalha a sua imagem, com um sie dinâmico em constante actualização e com imagens muito bonitas, porque cá não se faz o mesmo? essa é a minha pergunta.
Certamente actualizar um site de vez em quando dará menos trabalho que editar um blog todos os dias, eu diria que se soubesse editar um site fazia-o de graça.
Um Grande Abraço para o Canadá
Manuel
Enviar um comentário