quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Espectaculares fotos da nova lancha de Pilotos "Alvaro de Ornelas"

Tal como nos tem habituado a Safehaven Marine, volta a publicar fantásticas fotos das provas de mar da nova lancha de pilotos destinada ao porto de S. Roque, ilha do Pico, de nome "Alvaro de Ornelas". Lembramos que o prestigiado estaleiro irlandês, está procedendo à construção de 4 novas lanchas de pilotos, modelo "Interceptor 38", destinadas aos portos de Velas, S. Roque, Lajes e Horta.
Uma rápida pesquisa pelo nome de "Alvaro Ornelas" encontramos a seguinte referencia:
Álvaro de Ornelas apesar de ser nomeado como Capitão do donatário da ilha do Pico, por volta de 1460 e depois de várias experiências de povoamento, para o que trouxe habitantes do Norte de Portugal, que chagaram a esta ilha depois de escalarem a ilha Terceira e a ilha Graciosa, nunca chegou na pratica a tomar posse real da ilha.
Uma vez que a tentativa de povoamento não sortiu efeito esta foi por carta régia datada de 29 de Dezembro de 1482 anexada à já então existente capitania do Faial. Assim nasceu a capitania do Faial e do Pico que ficou na posse do já então capitão do Faial, Jobst van Hürter.( Wikipédia)
O vídeo que se segue é mais um exemplo do excelente trabalho que a Safehaven Marine faz na divulgação das suas construções , através destas imagens este estaleiro tem conquistado a minha Admiração, considero um exemplo a seguir, Bom trabalho!
(©) Copyright fotos: Safehaven Marine / Youtube- Canal Frankwildcat

5 comentários:

Marcelo Sousa disse...

Olá Manuel
Não percebo porque razão esta nova lancha de pilotos, apesar de ir operar no porto de São Roque, está registada na Horta pois a primeira lancha, a «João Vaz Corte Real», vai operar nas Velas e está registada nas Velas.
Abraço
Marcelo Sousa

Manuel Bettencourt disse...

Boas, não sei terá a ver com a existencia ou não de delegação marítima em S. Roque?
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Afinal, o peso histórico do nome da embarcação condiz com o porto de registo...

paulorenato disse...

Amigo Manuel
Estas sao lanchas de pilotos muito bonitas,sem duvida,olha comparadas com as nossas aqui sao um luxo.Em tempos de crise e um grande investimento na minha opiniao para portos de pouco movimento,creio que o da Horta e o que tem mais,mas que se aplaude sem duvida
Um abraco
Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Boas Caro Visitante, Obrigado pelo comentário, fez uma interessante observação.
Um Abraço,
Manuel

Amigo Paulo, gosto sempre de o ver a comentar, são de facto lanchas muito bonitas, mas o que eu mais gosto de destacar é a forma como este estaleiro trabalha a sua imagem, com um sie dinâmico em constante actualização e com imagens muito bonitas, porque cá não se faz o mesmo? essa é a minha pergunta.
Certamente actualizar um site de vez em quando dará menos trabalho que editar um blog todos os dias, eu diria que se soubesse editar um site fazia-o de graça.
Um Grande Abraço para o Canadá
Manuel