sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cruzes de Maio em Tenerife.

 
 
 O  3 de Maio conhecido como no dia da Cruz se comemora o 518 aniversário da fundação (*) de Santa Cruz de Santiago de Tenerife. Entre os muitos festejos (concurso de flores e de plantas, dances tradicionais,etc), os bairros (e associações de vizinhos) da cidade, competem no embellecimiento da Cruz. Neste ano há 31 apresentações, parte das quais mostrámos.
                                                      Pequeña visitante, en traje regional.
  
Original uso Repollo granate.
  (*) Em relidade contempla o desembarco e instalação do "real" (acampamento) do Adiantado Alonso Fernández de Lugo, marcado pela chamada Cruz da Conquista, onde depois localizar-se-ia o porto de Santa Cruz.
A Conquista de Canárias para Castilla, inicia-se em 1402 (Fuerteventura e Lanzarote, Jean de Bethencourt) e termina em 1496 (Tenerife) após numerosas tentativas e uma campanha de três anos onde os castelhanos sofreram diversas derrotas a mãos dos guanches. À comando da "Liga Norte" estava o Mencey Bencomo - em desenho- (rei de Taoro, hoje vale da Orotava). O bando do Sur (de Adeje a Anaga), era mas "cooperativo" com o invasor, por ter tido contacto previo com os misioneros castelhanos.

Fotos de cruces: Antonio Sáez, Tenerife.Texto: varios Inet.

2 comentários:

lalomir disse...

Muy interesante.

Manuel Bettencourt disse...

Grácias amigo Saez, buenas fotos é sempre bom ver esta tradição!
Saludos Amigo
Manuel