segunda-feira, 7 de maio de 2012

Os CTT - Correios de Portugal apresentam emissão filatélica, a bordo do navio Express Santorini,

Os CTT - Correios de Portugal apresentam a emissão filatélica Europa, subordinada ao tema “Visite”, no dia 9 de Maio, às 18h, a bordo do navio Express Santorini, ancorado no porto de Ponta Delgada.
Na cerimónia estão presentes a secretária Regional da Economia, Luísa Schanderl, o diretor regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, Nuno Domingues e a Direção Regional dos Açores dos CTT.
A emissão “Visite”, sob a égide da PostEurop, é alusiva aos navios da frota de paquetes que nas décadas de 50, 60 e 70 ligou Portugal (continental e insular) a África e à América, em carreiras regulares que então transportavam milhares de passageiros por ano. Os selos representam três dos paquetes mais notáveis que integraram a frota portuguesa: o Príncipe Perfeito, o Santa Maria e o Funchal.
A palavra paquete, de uso restrito no português europeu, tem origem na designação francesa paquebot, que se aplicava aos navios rápidos de correio, posteriormente adaptados para o transporte de passageiros. A emissão lembra aos visitantes do Século XXI que o mar continua a ser um caminho para conhecer o continente, os Açores e a Madeira.
Os selos têm valores faciais de 0,68 euros e o bloco com dois selos o preço de 1,36 euros. O design dos selos é do atelier Acácio Santos / Helder Soares. O Príncipe Perfeito é representado a partir de um postal original de 1966, editado pela Companhia Nacional de Navegação (CNN). O selo do Santa Maria é construído a partir de um postal da CCN (Companhia Colonial de Navegação), de 1953, que reproduz uma pintura de Gordon Ellis. A imagem do Funchal é baseada numa pintura original editada em 1961 pelo estaleiro Elsinore, na Dinamarca, onde o navio foi construído.
As ilustrações dos blocos apresentam vistas do Funchal, da Ilha do Pico vista da Horta e da Ilha do Faial, a partir de fotografias de M. Abreu/Fotobanco, e a vista de Lisboa, Portugal, com fotografia de João Paulo/Fotobanco. O bloco inclui ainda textos de Álvaro de Campos e Raul Brandão.
As obliterações do primeiro dia decorrem nas estações de Correio Restauradores, Lisboa, Município, Porto, Zarco, Funchal, e Antero de Quental, Ponta Delgada.
Gabinete de Imprensa CTT – Correios de Portugal

Sem comentários: