quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lembrando o N/M "Vitorino Nemésio"

A foto não é excelente, mas tem para mim um grande valor, é a única que tenho do quanto a mim saudoso N/M "Vitorino Nemésio", foi o meu primeiro navio de contentores, já lá vão mais de 17 anos, era um bom navio, ou melhor dito tinha uma excelente tripulação, lembro perfeitamente alguns nomes, alguns felizmente voltei a vê-los, outros infelizmente não, mas quem sabe um dia.
O N/M "Vitorino Nemésio", tinha na altura uma rotação inter-ilhas, o que lhe possibilitava uma maior flexibilidade, penso que,  se tivéssemos apostado mais neste sistema, eventualmente escalas semanais, teria sido mais vantajoso que o sistema actual, e provavelmente evitaria-se que outros problemas fossem crescendo, embora seja a favor de um sistema Porta-contentores/ Ferry.
O "Vitorino Nemésio", actualmente ostenta o nome de "Tuzla" (ver aqui), e já não possui grua,  anteriormente  ostentou  o nome de "Lady Virginie", e "Maria P".
(©) Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.

13 comentários:

Mário Silva disse...

Amigo Manel!
Fico contente por teres ido ao teu baú de recordações, sou apreciador destes artigos nostálgicos, lembro-me muito bem deste navio atracado em PDL, assim como algumas vezes cruzar-mos a navegar, uma delas entre Horta / Flores.
Fica bem...

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Mário, o idiota que tirou esta foto devia ter tirado uma de outra ângulo, mas pelo menos tenho esta, merecia um estalada nas fuças heeheh.
Esta foto também me faz lembrar a desistência da Transinsular em escalar a minha ilha, gostava de perceber bem as razões que poderão não ser apenas da Transinsular, e acho que não são. Não apostamos no que deviamos na devida altura e agora pagamos por isso.
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Não foi este navio que navegou nos Açores há cerca de 30 anos com o nome HIRMA?
Obrigado

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, obrigado pelo comentário, os seus anteriores nomes foram "Nicole" ( 1980 a 1987)"Nicolette" (1987 a 1990) "Vitorino Nemésio ( 1990 a 2004), "Lady Virginie" ( 2004 a 2007) "Maria P" ( 2007 a 2010) e "Tuzla" ( 2010).
Esse navio que refere não sei qual é, mas pode ser que laguém nos ajude.
Cumprimentos
Manuel

Anónimo disse...

Ola Manuel,

Eu tenho aqui informacao que este navio foi abatido e desmantelado em Maio de 1988. Nao sei se tiveram mais de que um navio com o mesmo nome.

Abraco,

Paulo Peixoto

Anónimo disse...

Coreccao,

Este navio agora faz parte de uma empresa turca. Parece que a Transinsular tinha outro navio com o mesmo nome que foi construido em 1965 e que foi abatido em 1988.

Abraco,

Paulo

Victor disse...

Lembro-me bem de ver este navio no Funchal. Fez algumas vezes a linha Ponta Delgada-Funchal.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Paulo, esta foto foi tirada depois de 1998, ano em que se fez o reforço do molhe, como lá está a grua a trabalhar será depois dessa data, talvez 99 ou 2000.
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

O Hirma , 1586 grt/78 , 80 m de comprimento e 13 kn de velocidade era de construção norueguesa( Estaleiros Aukra) e apresentava grossos mastros e paus de carga, ao contrario do V. Nemésio ,de construção alemã e com 1 grua de 25 ton para contentores; o Hirma não parecia ter muita estabilidade, adornando facilmente quando carregava contentores pesados e talvez por isso voltou-se e naufragou no Índico com o nome Açoriano, mas pertença de armadores estrangeiros.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, Obrigado pela ajuda e pela visita, tenho um desenho da autoria do amigo Paulo Sousa do navio Açoriano na etiqueta desenho de navios pode ver aqui:
http://oportodagraciosa.blogspot.pt/2010/10/desenho-do-navio-acoriano.html

Obrigado hoje aprendi algo mais.
Abraço,
Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Victor, não sabia que tinha andado pelo Funchal. Se alguém tiver uma boa foto do navio estou interessado e disponível para pagar, gostava de ter uma foto decente dele para recordação.
Abraço
Manuel

Victor disse...

Manuel, não posso dizer que fosse muito comum ele aparecer no Funchal mas pelo menos algumas vezes apareceu pois lembro-me de ve-lo ou nas tardes de Domingo fundeado à espera de atracar na 2ª feira juntamente com os OPDR, WEC, Fred Olsen, Transinsular etc, ou chegando mesmo de manhazinha na 2ª mas a Transinsular tambem usava outros navios nessa linha. Tambem vinha às vezes algum navio da Vinave. Há gente no C.E.N. na Madeira que certamente tem fotos ou registos fotográficos desse tempo.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Victor se conhecer algum que queira vender uma foto avise.
Um Abraço,
Manuel