© Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria.
É com enorme Prazer, que partilho esta excelente reportagem fotográfica do Amigo, Mário Silva, que registou o histórico regresso do paquete "Funchal", aos Açores, mais especificamente à ilha de Santa Maria, onde fundeou hoje pela manhã. O navio "Funchal", projectado por, Rogério Oliveira, é uma das embarcações mais emblemáticas da marinha mercante portuguesa, originalmente pertencente à frota da "Empresa Insulana de Navegação", opera agora com as cores da Portuscale Cruises, empresa nacional recém criada pelo empresário Rui Alegre, que ao adquirir a frota da extinta Classic Internacional Cruises, salvou o navio de um futuro pouco digno.
O navio tem previstas escalas em S. Miguel, dia 24, Faial dia 25 e Terceira dia 26.
O navio tem previstas escalas em S. Miguel, dia 24, Faial dia 25 e Terceira dia 26.
"No dia 10 de fevereiro de 1961, foi lançado ao mar em Elsinore, Dinamarca, o paquete "Funchal", maior navio até então projectado para o serviço das ilhas Adjacentes, como eram referidos os arquipélagos dos Açores e Madeira.
O "Funchal", era um navio rápido de 9847 /T.A.B. e 21 nós de velocidade de cruzeiro, com uma lotação de 400 passageiros"
(© Texto extraído do livro "Paquetes dos Açores", da autoria do historiador, Luís Miguel Correia /Info sobre o livro e encomendas AQUI)
Nome: FUNCHAL.
IMO: 5124162.
Indicativo de Chamada: CSBM.
Numero de MMSI: 255971000.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Madeira.
Operadores: SCMA- Lisboa, Portugal.
Ano de Construcao: 1961.
Estaleiro: Helsingor Skibsvaerft og Maskinbyggeri A/S- Helsingor, Dinamarca. Casco#353.
Numero de Conves: 3.
Comprimento Fora a Fora: 152,65 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 138,50 metros
Boca Maxima: 19,08 metros.
Pontal: 9,15 metros.
Calado: 6,32 metros.
Altura: 39,00 metros.
Deslocamento: 8,870 toneladas.
Arqueacao Bruta: 9,563 toneladas.
Arqueacao Liquida: 3,759 toneladas.
Porte Bruto: 2,975 toneladas.
Numero de Cabines: 241.
Numero de Camas: 570.
Numero de Tripulantes: 165.
Gruas: 4 de 3 toneladas cada.
Potencia de Maquinas: 2X Werkspoor (Holanda) 10,002 hp (7,356 kw).
Velocidade de Cruzeiro: 14,50 nos.
Velocidade Maxima: 17,00 nos.
(© Texto extraído do livro "Paquetes dos Açores", da autoria do historiador, Luís Miguel Correia /Info sobre o livro e encomendas AQUI)
Nome: FUNCHAL.
IMO: 5124162.
Indicativo de Chamada: CSBM.
Numero de MMSI: 255971000.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Madeira.
Operadores: SCMA- Lisboa, Portugal.
Ano de Construcao: 1961.
Estaleiro: Helsingor Skibsvaerft og Maskinbyggeri A/S- Helsingor, Dinamarca. Casco#353.
Numero de Conves: 3.
Comprimento Fora a Fora: 152,65 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 138,50 metros
Boca Maxima: 19,08 metros.
Pontal: 9,15 metros.
Calado: 6,32 metros.
Altura: 39,00 metros.
Deslocamento: 8,870 toneladas.
Arqueacao Bruta: 9,563 toneladas.
Arqueacao Liquida: 3,759 toneladas.
Porte Bruto: 2,975 toneladas.
Numero de Cabines: 241.
Numero de Camas: 570.
Numero de Tripulantes: 165.
Gruas: 4 de 3 toneladas cada.
Potencia de Maquinas: 2X Werkspoor (Holanda) 10,002 hp (7,356 kw).
Velocidade de Cruzeiro: 14,50 nos.
Velocidade Maxima: 17,00 nos.
Trabalho de recolha de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
7 comentários:
Parabéns ao Mário pelas excelentes fotos.
Abraço aos Sportinguistas ;-)
Jovem, Ricardo,
O nosso Mário fez um excelente trabalho!
Abraço
Manuel
PS: Não me fales em futebol estou um pouquinho mal disposto:)
Amigo Manuel,embora continuando a vizitar o seu blog ja faz muito tempo que nao tenho deixado algum comentario,hoge com estas bonitas fotos do Navio Funchal achei que devia felecitalo pelas fotos que recorda um passado deste sempre bonito paquete. Abraço.
Boas Amigo Fernando Henriques,
Que esteja bem, este Verão esteve por cá os seus amigos do Porto da Calheta, perguntei por si, estava à espera que aparece-se por cá!
Um Abraço,
Manuel
Amigo Manuel ainda nao foi este ano e as ferias terminam mesmo hoge espero que seja para o ano quando for vou entrar em contato consigo.Abraço
Obrigado pela divulgação das imagens!
Lindo!
Boas Caro Cap Créus,
De nada mas o mérito é do amigo Mário Silva!
Abraço,
Manuel
Enviar um comentário