terça-feira, 23 de setembro de 2014

Marinha comemora as Jornadas Europeias do Património

© Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
© Copyright texto: Marinha Portuguesa.
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património, sempre uma descoberta”, os órgãos de natureza cultural da Marinha e a  Direção de Faróis, proporcionam uma programação diversificada, entre os dias 26 e 28 de setembro.
No dia 27 de setembro, a Fragata D. Fernando II e Glória, o Palácio Real do Alfeite e o Museu do Fuzileiro, na Escola de Fuzileiros, podem ser visitados gratuitamente,  com a oportunidade de enriquecer os conhecimentos históricos através de visitas guiadas, a partir das 10h00, mediante inscrição prévia*.
  
No mesmo dia às 16h00 realiza-se um concerto da Banda da Armada no Pavilhão das Galeotas, do Museu de Marinha onde às 17h00 terá lugar a inauguração da exposição relativa ao desafio fotográfico “Novas perspetivas, outros olhares. Ambos os eventos são também de entrada livre.

 A exemplo das edições anteriores a Autoridade Marítima Nacional também se associa à comemoração das Jornadas Europeias do Património, através da Direção de Faróis, com a abertura ao público, durante os dias 26, 27 e 28 de setembro, dos seguintes faróis:

- No Continente: Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Cabo São Vicente, Alfanzina, Santa Maria e Vila Real de Santo António. 

- Na Região Autónoma da Madeira: Ponta do Pargo.

- Na Região Autónoma dos Açores: Ferraria, Arnel, Gonçalo Velho, Contendas, Ponta da Barca, Ponta da Ilha, Ponta do Topo e Albarnaz.

As Jornadas são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, cujo objetivo é a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. A Marinha associa-se a este evento, através da Comissão Cultural de Marinha e da Direção de Faróis.
Farol da Ponta da Barca, ilha Graciosa Açores.

Sem comentários: