sexta-feira, 29 de maio de 2009

A familia MDV1200

Super Sea Cat.
Os MDV1200 ( conhecidos como Superseacat ) são uma série de hight speed crafts (HSC), construídos pelos estaleiros Fincantieri, Itália, para a Ocean Bridge Investments e Sea Containers, Lda. entre 1996 e 1999, tendo sido construídos 6 destes navios. Os primeiros 2 navios do tipo MDV1200, foram o HSC Pegasus One e HSC Pegasus Two, construídos para a Ocean Bridge Investmnets em 1996 e 1997 respectivamente, mais 4 destes navios foram construídos para a Sea Containers, Lda. entre 1997 e 1999. A Sea Containers Lda originalmente tinha encomendado um navio Auto Express 78 á Austal Ships, mas o primeiro da série falhou a velocidade requerida e foi recusado, tendo então a Sea Containers, Lda. se virado para os Estaleiros Fincantieri e encomendado 2 destes
navios MDV1200, e depois mais dois. Características dos Superseacat: Comprimento 100,3 metros, boca 17,1 metros,calado 2,6 metros, 689 passageiros, 120 viaturas e 4 autocarros, velocidade de serviço 35 nós e máxima 40 nós, motores 4x Ruston V 20 RK270 diesel, com 6875 KW de potência, fornecida a 4 jactos de água Kamewa S112, impulsor de proa Brunvoll FU-45 LTC 1225-330 KW. De salientar que o desenho exterior deste tipo de navio foi concebido pelos famosos escritórios de design Pininfarina, Itália que contam com clientes famosos, como a Ferrari, Maserati, Volvo, e projectos de arquitectura como por exemplo o estádio da Juventus, entre outros .Os membros da familia MDV1200 Superseacat:
HSC Speedrunner 2 (ex: Pegasus One); HSC Queen Nefertiti (ex: Pegasus Two).
HSC Almudaina Dos (ex: Superseacat One).
HSC Viking (ex: Superseact Two).
HSC Superseacat Three.
HSC Superseact Four. Fontes: Wikipedia; Absolute Astronomy & Ship-Technology. (©) Copyright fotos: 1ª Aleksi Lindström; 2ª a 4ª, Superseacat; 5ª Joonas Kortelainen; 6ª e 7ª Ship-Technology. (©) Copyright texto: MM Bettencourt, Graciosa.

Sem comentários: