quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Bela Ninfa, "Electra"

Como tinha prometido, publico hoje algumas fotos da lancha de Pilotos "Electra", esta bela ninfa, nasceu nos Estaleiros Navais de Peniche, juntamente com a sua irmã gémea, "Europa"
, foi baptizada no porto da Graciosa, em Outubro de 2009, tendo como madrinha a Drª Luísa César.
A "Electra" para além da sua função de transporte e transferência do Piloto em segurança, de e para os navios, também pode prestar auxilio nas manobras uma vez que está equipada com mulheira, gato-de-escape, e exerce uma força de tracção de 6,3 tons.
A "Electra" é propriedade da APTG,SA ( Administração dos Portos da Terceira e Graciosa ,SA)tem 11,80 metros de comprimento, 4 metros de boca, tem uma potência instalada de 1006 H.P. ( 2 motores Cat de 503 H.P.) que em provas de mar ás 2550 r.p.m. atingiu 27 nós de velocidade máxima, estando agora definida como velocidade máxima 21 nós, tem uma autonomia para 15 horas de operação, foi construída nos Estaleiros Navais de Peniche, com o casco nº C969, sendo o casco de designe Camarc, tendo custado cerca de 700 mil euros.

Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

7 comentários:

Tiago Neves disse...

Fotografias e informação espectacular! Adoro lanchas rápidas, e este não é excepção.

Continue o bom trabalho e parabéns pelo blog!

Cumprimentos,
Tiago Neves
Blog: www.roda-do-leme.com

paulorenato disse...

belas fotos da muito bonita "Electra",eu ca continue na minha de que as lanchas de pilotos tem uma beleza e um fascinio muito proprio.A muitos anos foi o meu sonho de ser um piloto destas lanchas,mas nao me deixaram...mas nunca deixe de ter este carinho muito especial por "Elas",destruiram o sonho mas nunca este "amor proibido"
Um abraco do Canada

Manuel Bettencourt disse...

Caro Tiago, Obrigado pelo teu gentil comentário, também gosto muito do teu blog, onde já vi o meu conhecido Ilha Azul.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Caro Paulo, como prometi coloquei as fotos da Electra, mas não se esqueça que o sonho comanda a vida, não desista do seu.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

paulorenato disse...

Caro Manuel
As vezes ja so se realiza o sonho em "telenovela" porque na vida real eh muito tarde.
Um abraco

Manuel Bettencourt disse...

Caro Paulo, eu por exemplo até tenho sorte pois sempre gostei de máquinas e trabalho com máquinas no porto, mas também faço colecção de miniaturas de maquinas e também já montei um kit de um navio de carga, já pensou em fazer ou montar lanchas de pilotos em miniatura até podem ser radio-control, ai no Canada deve ser facil.
Eu por exmplo sempre gostei de gruas comprei recentemente duas gruas portuárias um dia destes faço um post de mini-shipping, se quiser ver algumas da minhas máquinas vá à etiqueta Modelismo.
As vezes temos que adaptar as nossas paixões, quando não se pode ter em grande temos em miniatura é assim que faço.
Uma coisa é certo concordo consigo as lanchas de pilotos são especialmente bonitas.
Um Abraço e volte sempre
Manuel

paulorenato disse...

Amigo Manuel
Desculpe voltar a escrever mas eu tambem adoptei o meu gosto por navios.Tenho na cave da minha casa um modelo grande de um porto,onde nao falta as lanchas de pilotos,navios de todo o tipo,gruas,camioes etc.Fui tudo construido por mim,e ali passo horas a brincar com os navios,tudo feito em madeira e o mar pintado de azul,perto de uma cidade etc.E como os modelos com comboios so que no meu caso e Navios.Os meus modelos nao sao copias fieis mas sim caricaturas eheh,mas e a parte da minha casa que gosto mais.
Um abraco
Paulo

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Paulo, não tem que pedir desculpa, eu é que agradêço o seu comentário, a sua cave deve ser espectacular, fico contente pois temos gostos iguais eu não tenho um porto em miniatura mas gostava de ter, neste momento tenho 49 miniaturas de gruas, empilhadores camiões contentores, escavadoras etc, tudo à escala de 1:50 e também o tal navio que lhe falei com 87 centimetros à escala de 1:87 ( é o Neptun da Graupner) e duas gruas portuárias também à mesma escala, brevemente tenho que comprar uns contentores no Ebay á escala de 1:87 para colocar no navio. Quando tiver um pouco mais de tempo estou a pensar fazer um post com o navio e as gruas.
Abraço e volte sempre,
Manuel