sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Express Santorini" no Porto da Graciosa

Ontem o ferry da Hellenic Seaways operated by Atlânticoline "Express Santorini", efectuou a sua já habitual escala de 5ª-feira no porto da Graciosa, na sua manobra de entrada cruzou-se com o navio dos TMG, "Ponta da Barca". O "nosso" "Express Santorini" ( ex-Chartres) lá transportou umas viaturas, e uns passageiros embora em pouco numero pois ainda estamos na chamada época-baixa. Este "rapaz" que na sua juventude estava habituado a transportar vagões dos caminhos de ferro franceses, agora nos Açores apenas transporta carros, será que algum dia num futuro próximo ( quando houver rampas ro-ro) este ou outro ferry poderá transportar carga rodada nos Açores?
Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.

8 comentários:

gonçalo costa disse...

O transporte de carga rodada serviria para aumentar a viabilidade do transporte de passageiros inter-ilhas durante todo o ano, criando-se assim novas rotinas e realidades socio-economicas nos açores. Na pratica as nossas linhas de TGV já estão naturalmente construidas so temos que as usar....e sem custos de manutenção

Anónimo disse...

Alguma novidade sobre o Atlântida?
Cumprimentos.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Gonçalo, eu até concordo contigo, na minha humilde opinião eu teria 3 tipos de navios de tansporte nas ilhas, por exemplo na minha ilha um porta-contentores como a ligação existente que nos possibilita-se continuar a ter ligações para a os mercados de Ponta Delgada, Lisboa, Leixões e claro também a Madeira, depois teriamos que ter o habitual navio tanque de abastecimento de combustivel, e depois o resto seria ferrys que podiam carregar carga em PDL ou PVT e embarcar passageiros, a descarga da carga seria rápida, mas este meu pensamento certo ou errado afecta alguns interesses, não acredito nisso num futuro próximo.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Caro Mar da Palha, eu nada sei sobre o Atlântida apenas sei que os ENVC receberam 2 encomendas de ferrys, o que é bom para o estaleiro.
Cumprimentos e volte sempre
MAnuel

gonçalo costa disse...

Se por acaso a Atlanticoline opta-se por fazer uma ligação PDL -setubal, por exemplo, com o santorini seria tecnicamente e legalmente viavel?
Um abraço

Manuel Bettencourt disse...

Caro Gonçalo, sinceramente não sei responder, mas na altura do Atlântida ouvi um agente de viagem dizer que apresentaram vaigens entre Ponta Delgada e Funchal, por isso penso ser possivel, quanto à viabilidade não estou dentro do assunto, talvez alguém nos possa ajudar.
Abraço e volte sempre
Manuel

barconauta_ disse...

É uma boa sugestão. Eu sempre achei uma vergonha as ilhas Portuguesas estarem isoladas e apenas dependentes do transporte aéreo. Embora não sendo leigo no assunto, tenho a certeza que inicialmente o mercado podia ter uma tendência negativa,isto é, o operador podia perder dinheiro nos primeiros meses e teria de investir bastante em publicidade à linha e na conquista/fidelização dos clientes(carga), mas depressa recuperava e em termos de carga pode mesmo tornar-se uma linha apetecível, uma vez que os Açores exportam mais produtos que a ilha da Madeira(por comparação). Da outra face ganhavam também na redução dos custos de importação/compra no exterior do arquipélago.
Viabilidade mesmo, só fazendo um estudo de mercado, no qual não devem entrar os operadores de navios de carga ou profissionais aos mesmos ligados, por razões óbvias!
Principais condicionantes, capacidade do navio/condições de navegabilidade do mesmo(comportamento em mar aberto, isto para a comodidade dos passageiros, pois a viagem é longa, para um ferry, convém que o mesmo seja confortável) e finalmente os consumos, tinham de ser "recuperados" através da operação, em euros..

Rui Carvalho disse...

Caro Manuel Maria

Gostava de deixar aqui 2 notas, se me permites.

1 - O ATLANTIDA (essa vergonha Nacional) está em fase de aprestamento incluindo a escolha de tripulação, como é óbvio, para ser levado até a um destino que desconheço. Sei é que procuram tripulação.

2 - A força dos Lobbys das cargas ficou bem clara quando construiram o ATLANTIDA com uma rampa de 45-60 toneladas para depois só caber lá dentro carros, tal era a quantidade de pés-de-carneiro (pilares). Essa terá sido também uma das razões da dificuldade de colocar o navio no mercado - não é um ferry pois não tem capacidade de levar carga rolada de grandes dimensões e em número considerado apetecível. Como foi possível dizer que aquele navio era um FERRY ???!!!

Abraço

Rui Carvalho

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Rui o ano passado diziam-me que para entrar um contentor dentro do Atlântida só num Mafi, a verdade é quando vi a primeira foto da porta e rampa, desconfiei que tivesse altura para entrar um contentor em cima de um trailer.
Um Abraço,
Manuel