sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vulcões ativos e inativos

O Grimsvötn (©) blog astronomía y física.
Nesta semana foi novamente um vulcão islandés o Grimsvötn o que entrou em grande atividade, com a sua enorme coluna de cinzas afetando novamente à atividade aérea européia, felizmente a emissão se reduziu desde ontem.
A posta em marcha do novo V. del Teide de 2011, que quando não cobre a linha de Huelva, se destina à linha Tenerife - Gran Canaria, ficando inativo em porto de segunda a quinta-feira um dos ferries da compañia (geralmente o Tamasite de 2004 ou Timanfaya de 2006, gémeos de 17.300 tons). Armas dedica seus navios inativos a tarefas pouco habituais (vemos ao Timanfaya carregando material militar no berço de Ribera em Tenerife, enquanto V. Teide manobra para atracar).
Tenerife, 25 Maio: V. Tamasite, V. Tauce e V. Tijarafe.
Curiosamente são os pequenos V. Tauce e V. Tejeda ambos de 1995 e com 9900 tons os que mais atividade despliegan (garantem o transporte de pessoas e mercadorias desde Tenerife (para ilhas ocidentais) e G. Canaria (para ilhas orientais), respetivamente. Vemos ao V. de Tauce saindo desde Tenerife para a ilha do Hierro.
A iminente entrada em serviço, no próximo mês, do V. de Tinamar na linha de Funchal Portimão (ou Lisboa/ Setúbal), ficando o V. Tijarafe de 2008 e 20500 tons, sem tarefa atribuida. Esto forçará à Naviera canaria a abrir novas linhas (ver aqui). A partir de junho Armas, deverá desvelar as linhas de nova criação para uma ótima utilização de toda a sua capacidade de transporte.
V. Tamasite e V. Tauce.
O novo V. de Tinamar: (©) Cpt Díaz Campa, Santander.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

6 comentários:

Manuel Bettencourt disse...

Gracias amigo Sáez, mui buenas fotos de puerto de Santa Cruz de Tenerife.
Salu2
Manolo

Rui Carvalho disse...

Amigo A. Sáez

Salu2

Uma excelente descrição das tarefas semanais da frota da ARMAS em SC Tenerife.
Bonitas fotos, principalmente aquela que nos mostra os três ferrys.

Abrazo

ErrE

EstivadoresAveiro disse...

Olá Manuel,
Ao ver estas fotos fico com saudades do dia em que andei a ver o porto de Santa Cruz de Tenerife ao vivo. Pena mesmo que na altura ainda não tinha-mos o blog para me ter obrigado a tirar umas fotos por lá.Enfim...pode ser que haja uma próxima, a ver vamos.
Abraço
Orlando Migurl08

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Orlando, sonho lá ir e dar um Abraço no meu Amigo Sáez, que já veio até cá estando a ganhar 1-0, vamos ver se consigo empatar o "jogo", se um dia lá fôr envio-te umas fotos.
Abraço,
Manuel

antonio sáez disse...

Agradecer a los amigos MMB, Rui y Orlando su amabilidad e interés por las cosas de Canarias. Veamos si Armas en la próxima campaña trae novedades para Azores.
SaluD.

EstivadoresAveiro disse...

Só tenho a dizer bem destas ilhas, as Canárias. Pois são ilhas muito bonitas. E ficamos sempre com vontade de voltar.
Abraço
Orlando MIguel08