domingo, 19 de junho de 2011

"Express Santorini" no porto Pipas

 Ontem no porto Pipas voltou a ser "Dia S. Vapor", com a presença do ferry "Express Santorini", aqui nesta baía o Governo Regional prever construir mais um caís para ferrys e cruzeiros, à semelhança do que fez em Ponta Delgada e do que está fazendo na Horta. Ao ver estas fotos do Amigo João Mendonça e a sua alegria em contar com movimento no porto Pipas, vem ao meu pensamento ele e todos os aficionados dos navios em Angra do Heroísmo, certamente haverá muita gente que  recorda com saudade o antigo reboliço deste porto e que sonha que esse movimento voltará pelo menos sazonalmente quando aqui estiver concentrado o movimento ferry.
Convém referir que esta escala neste porto se deve ao facto de aqui se realizarem entre 17 e 25 de Junho as famosas festas Sanjoaninas, este ano tendo como tema "Angra, Festa Brava", que inclui diversas actividades ( ver aqui), entre as quais  a regata do "Solstício", organizada pelo Angra Iate Clube, que vemos nas imagens.
 Copyright fotos: João M Bettencourt Mendonça, Terceira.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostei da visita que fiz ao Porto Pipas enquanto estive na Terceira em 1994. Nao e um porto muito grande, mas com certeza que deve ser grande bastante para o servico que tem. Deve ter evoluido algo desde a altura que estive por la. Curiosamente, estive na ilha dois dias porque a nossa viagem para os EUA foi cancelada devido a uma avaria. Gente muito boa e que tratou a gente com bastante respeito e com gentileza. Eu sou de familias Faialenses, mas a Terceira fica com um lugar epecial em mim.

Abraco,

Paulo Peixoto

simão bessa disse...

Bonito registo!
Nesta época das festas das Sanjoaninas,o Express Santorini faz bem escalar primeiro Angra do Heroísmo
Pena é o facto do Hellenic Wind escalar maioritariamente as ilhas Terceira e São Miguel.Não é prático para outras ilhas como por exemplo:Flores.
Possa ser que para o ano,a Atlanticoline aprenda com o erro que cometeu.
Abraço!
Simão

Anónimo disse...

Obrigado pelas fotos!
Fico muito satisfeito por vêr um navio grande de passageiros na "minha" cidade, fica no ar a nostálgia do tempo dos iates de madeira e do n/m Ponta Delgada, nunca me cansava de atracar em Angra do Heroismo quando estive embarcado, na altura na versão anterior do Porto das Pipas...
Mário Silva

Manuel Bettencourt disse...

Amigos Paulo, Simão e Mário, obrigado pelos comentários, esta ilha têm uma população divertida e simpática, festas é mesmo com eles, não quero dizer que as outras ilhas não o sejam nada de confusões. Mas um ferry que passa no porto da graciosa com terceirenses com destino por exemplo a outra ilha, conhece-se antes de atracar pois há sempre alguem a tocar uma musica e uma cantoria.

Abraço
Manuel

José Cruz disse...

Boa tarde! Antes de mais parabéns pelo seu blogue. Relativamente a este tema, não seria mais benéfico (a longo prazo), preservar o único parque arqueológico subaquático existente nos Açores,localizado na baía de Angra? Tudo se move por interesses, mas acredite que se fosse um interesse prioritário do governo dos Açores promover e divulgar o parque Arqueológico, o número de turistas/mergulhadores de recreio na Terceira, iria aumentar bastante. Deixo aqui apenas um link que ilustra as descobertas que originaram a criação do parque.
http://www.igespar.pt/media/uploads/revistaportuguesadearqueologia/2_2/13.pdf


Um Abraço,


José Cruz

Manuel Bettencourt disse...

Caro José Cruz, Obrigado pela sua visita e comentário, estamos de acordo, penso que com a existencia do porto da Praia da Vitória seria mais vantajoso quer a nivel financeiro quer logistico proceder dentro das necessidades a um investimento na Praia da Vitória.
Deixo aqui um link sobre esta minha opinião e como alternativa à obra do porto Pipas e da destruição da sua baía:
http://oportodagraciosa.blogspot.com/2010/11/pontencialidades-do-porto-da-praia-da.html

Abraço e volte sempre
Manuel