sábado, 11 de junho de 2011

N/D "Dragaçor" em Santa Maria

 Fotos da draga "Dragaçor"( IMO 5422382), chegando ao porto de Vila do Porto, Santa Maria, esta draga esteve recentemente para se estrear na Graciosa, mas para tristeza minha cancelou, felizmente, "não fecha Deus uma porta que não abra uma janela", neste caso foi o Mário Silva que abriu uma "janela" para Santa Maria, podendo assim apreciar esta e outras "naús" que visitam aquele porto. Esta draga que tem como "base" Ponta Delgada, foi construída em 1963, nos estaleiros J. Bohon & Son LTd,  com o casco nº546, foi então baptizada de "Sand Lark", nome que ostentou até 1991, altura em que é renomeada de "Sand Martin",  em 2001 é então atribuído o nome de "Dragaçor",  têm um comprimento de 53 metros, uma boca de 9, 25 metros e um calado de 3, 54 metros.
(©) Copyrights fotos: Mário Gomes Silva, Santa Maria / Site: http://www.artesanatobaleia.com/

5 comentários:

Anónimo disse...

O "Ilheu da Mina" e a maior draga actualmente nos Acores com 62 metros de comprimento e tem registo em Angra do Heroismo. A mais pequena e a "Coral da Horta" com 52 metros de comprimento.

Abraco,

Paulo Peixoto

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Paulo, olha se quiseres podes dar uma olhade-la neste post tem mais alguma info sobre a Coral da Horta, e também tem uma fotos de uma entrada dela na Graciosa.
Abraço e volta sempre
Manuel

Anónimo disse...

Bom Dia,

De facto, fiz um erro na estatistica do "Coral da Horta". Tem 32.50 m de comprimento e nao os 52 como tinha dito acima. Fazendo a draga muito mais pequena de que o "Ilheu da Mina" e "Dragacor" Foi construido na Espanha e entrou ao servico no grupo central dos Acores em 1999. As outras duas dragas foram ambas construidas na Inglaterra.

Cumprimentos,

Paulo Peixoto

Manuel Bettencourt disse...

Ó Amigo Paulo quem cometeu um erro fui eu que me esqueci do link do post, mas vejo que tu estás bem informado.
Um Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

sim ta serto o ilheu da mina é a maiore draga do acores mais tb é a que tem o fundo mais roim das dragas do acores