quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Escalas dos porta-contentores na semana ímpar nos Açores

Aqui fica,  um mapa das escalas dos porta-contentores nos Açores na semana ímpar, são eles, "Furnas", "Madeirense 3", "Monte Brasil" e "Ponta do Sol",  de realçar que é nesta semana que se efectua a ligação Ponta Delgada- Caniçal, normalmente assegurada pelo "Ponta do Sol" da Transinsular.
O mapa foi efectuado com o objectivo de possuir um esquema das ligações dos porta-contentores nos Açores, embora esta seja uma altura em que diversas notícias circulam e  se tem verificado algumas alterações originadas por diferentes motivos, decidi na sequência dos 2 anteriores post partilhar com os estimados Visitantes os meus mapas.
Tenho a impressão que brevemente este mapa sofrerá uma alteração, isto baseado em algumas notícias que circulam.
                     N/M "Ruby" e as ligações dos armadores nos Açores.
(©) Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria; António Simas, S. Miguel.

15 comentários:

J. Lacerda disse...

Deambulando pelo localizatodo, reparei que o "Corvo" está parado em Lisboa desde o dia 4. O Ruby desde o dia 5. Hmmm... Isto é normal?

Manuel Bettencourt disse...

Boas J. Lacerda, sim é normal ficam por lá uns dias depois o Corvo sai para leixões onde carrega a carga da Mutualista e Boxlines ( na semana seguinte inverte-se vai a Leixões o Madeirense 3 e fica o Furnas em Lisboa) o Ruby sai mais tarde directamente para Ponta Delgada, enquanto que os navios da Transinsular o Sete Cidades faz Açores-Leixões e o Insular Açores Lisboa.

Depois quando chegam os navios a Ponta Delgada procede-se ás baldeações, pois por exemplo a minha ilha só recebe o Ruby, mas recebemos contentores dos 3 armadores, no regresso acontece o mesmo antes de deixarem os Açores operam novamente em Ponta Delgada e procedem a baldeações. Isto claro que não é matemático e estas semanas tem sido um pouco diferentes.
Um Abraço,
Manuel

J. Lacerda disse...

Manuel,: Achei estranho porque tava previsto no site do Porto de Lisboa aqueles navios terem já saido há dias. Habituei-me a ver os navios chegarem, descarregarem, carregarem rápido e sairem logo. Pelo menos quando eu estudava em Lisboa os que iam para a Madeira era assim. 4 dias de espera acho demasiado para descarregar e carregar a não ser que no caso dos Açores haja mais folga para acerto de rotação e perfazer as 2 semanas completas.. No Caniçal fazem tudo em 1 só dia. Por exemplo o Christina I chega ao Caniçal amanhã às 7:30 e sai quase à meia noite, descarregando tudo e carregando tudo em 1 só porto na região tal como é habitual na maioria. Acabei de consultar o localizatodo e O Corvo já saiu mas o Ruby lá permanece, tal como o Madeirense 3. Tenho a impressão que esses já não devem voltar aos Açores tão cedo ou então terão cancelado pelo menos 1 viagem. Faz-me lembrar quando o "Ilha da Madeira" nunca mais saia de Lisboa para a Madeira e depois acabou por ficar lá e não vir mais. Depreendo que o Ponta do Sol será agora o fornecedor da Graciosa adicionando mais uma ilha ao seu itenerário?..

Manuel Bettencourt disse...

Boas J. Lacerda, o Madeirense 3 está em Lisboa porque esta semana não veio aos Açores, quanto ao Corvo saiu para leixões o Ruby deve carregar amanhã e depois sair para PDL.

Pelo que tenho observado o Ruby que sai no Sabado de PDL chega a Lisboa seg-ter e fica lá até sexta-feira dia em que parte, como vê tem tempo mais do que suficiente para carregar descarregar e para algumas pequenas manutenções.

Também observei a frota da Madeira e os 3 Monte da Guia, Funchalense 5 e Christina I, estão sempre em movimento fazem todas as semanas a Madeira emquanto que os 8 dos Açores teem viagens quinzenais.

Quanto ao Ponta do Sol, ainda nada de novo se sabe ( pelo menos eu), fala-se também no 7 Cidades e alguem falou no Lagoa, vamos ver o que realmente acontece.

Por falar no Ilha da Madeira, vi-o ontem nas Canárias navegando entre o terminal de contentores de Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas, não sei se ainda lá continua disse-me um amigo que esteve fundeado junto a Las Palmas.

A alteração que me refiro no post não tem directamente a ver com a minha ilha, até pode não acontecer, logo que possa digo aqui o que me refiro.

Um Abraço,
Manuel

J. Lacerda disse...

Manuel, caso o Ruby seja substituido por um que já esteja a fazer os Açores (Sete Cidades, Ponta do Sol...) significa que cortam 1 da linha dos Açores? Se fôr o Lagoa seria apenas uma substituição de navio. Sortuda a tripulação do Ruby que normalmente ao ter esses dias de descanso todos em Lisboa até partir de novo para cada rotação aos Açores tem tempo para estar com a familia, ver algum jogo europeu do Benfica ou do Sporting ao vivo a meio da semana etc

Manuel Bettencourt disse...

Boas, estou curioso para saber como vão eventualmente reorganizar a frota, penso que a Transinsular não vai reduzir os navios embora se fale que vai ter uma ilha a menos, veremos qual a decisão dos armadores, com tanto boato alguma andam eles a "tramar".

O Ruby aproveita os dias em Lisboa para efectuar determinadas manutenções, não sei se já reparou mas está em boa forma.

Quanto a futebol o Ruby tem uns rapazes que bateram com a cabeça em crianças, deixado danos numa determinada zona do cerebro, um dos problemas que se nota são uma doença que dá pelo nome de Benfiquismo e Portismo, não tem cura e é grave, afecta muitas vezes a vista e tem tendencia a piorar, mas fora isso são boa gente e gosto deles, hehehhe.

Um Abraço
Manuel

J. Lacerda disse...

Manuel, hoje depois da 2 da manhã assisti no localizatodo o Monte Brasil sair do estaleiro da naval rocha. Parece que esteve em manutenção. Faltou a sua viagem aos Açores? Foi substituido por outro navio? Abraço.

Marcelo Sousa disse...

Olá Manuel
Aqui na Horta esta semana tivemos a visita de um velho amigo, o Furnas, que já cá não vinha já há muito tempo. O Insular fez escala de dois dias. Quanto à dúvida do J.Lacerda, o Leandro Martins disse-me que o Monte Brasil tinha tido um problema nos motores, logo a sua varagem e foi substituido pelo Sete Cidades.
Abraço
Marcelo Sousa

J. Lacerda disse...

Marcelo Sousa: Obrigado pela info. Se o monte Brasil foi substituido pelo Sete cidades, quem substituiu o Sete Cidades?

Manuel Bettencourt disse...

Corvo e Sete Cidades em viagem de Leixõe spara Ponta Delgada
Monte brasil e Ruby em viagem de Lisboa para Ponta Delgada.
os 4 navios desta semana.
Abraço,
Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Insular e Furnas em viagem de Ponta Delgada para Lisboa.
Ponta do Sol em viagem de Ponta Delgada para Caniçal.
Madeirense 3 atracado em Lisboa.

A frota da semana que termina.
Saludos
Manuel

J. Lacerda disse...

E o Madeirense 3 sai dia 15 de Lisboa para Leixões, e depois segue para Ponta Delgada. Quer dizer que o Madeirense 3 falhou apenas 1 viagem aos Açores.

Manuel Bettencourt disse...

Boas J. Lacerda, penso que sim, esta estadia foi em Lisboa, foi para acertos entre a Box e Transinsular, nada de anormal.
Abraço,
Manuel

Tiago R. disse...

A sua impressão confirma-se. Vai mesmo haver sérias alterações: http://politica-dura.blogspot.com/2011/12/o-regresso-das-plataformas.html

Manuel Bettencourt disse...

Já li o teu post, também não gosto de plataformas logisticas, o que era preciso era a união das pequenas ilhas.
Definição de pequena ilha: Uma ilha que tem uma maior ao lado
Definição de grande ilha: uma que tem uma ilha mais pequena ao lado.
Abraço,
Manuel