Dois vídeos de dois navios diferentes, o primeiro referente a um reefer, o segundo a um navio tanque, mas ambos teem alguma história em comum. Primeiramente o facto de ambos terem sido construídos e desenhados nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e de ambos terem sido galardoados pela Royal Institution of Naval Architects ( RINA) , com o prémio de "Ship of the year", pelo design, inovação e funcionalidade, algo que na altura foi certamente motivo de orgulho para o estaleiro e para a industria de construção naval nacional.
Os ENVC, construíram dois navios reefer gémeos , um com o nome de "Carmel Ecofresh", em 2003 e o "Carmel Bio-Top", em 2004, ambos para o armador alemão, ORIZONT SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbG, enquanto que os navios tanque foram construídos em 2004 o, "Kiisla" e o "Suula" em 2005, para o armador,FORTUM OIL OY, Filandia.
Nome: Cala Paradise ( ex Carmel Ecofresh)
IMO: 9267534
Ind chamada: ZCDQ4
Bandeira: Bermuda
Tipo de navio: Reefer
Ano: 2003
T.A.B.: 18 931 tons
T.A.L.: 8827 tons
D.W.T.: 16397 tons
Porto de registo: Hamilton
Operador: Ofer Ships Holding
Estaleiro construtor: Estaleiros Navais de Viana do Castelo- casco 213
Comprimento: 185, 8 mts
Boca: 25,14 mts
Calado: 9,28 mts
Navios gémeos: Cala Pira ( ex Carmel Bio-Top)
Capacidade Teus: 880
Máquina: Wartsila, 22 461 hp
Velocidade de serviço, 20,5 nós; velocidade máxima, 21,5 nós.
Nome: Kiisla
IMO: 9267558
Ind chamada: OJKY
Bandeira: Filandia
Tipo: navio químico
Ano: 2004
T.A.B.: 9910 tons
T.A.L: 4596 tons
D.W.T.: 14 750 tons
Porto de registo: Porvoo
Estaleiro: Estaleiros Navais de Viana do Castelo-casco nº 224
Operador: Neste Shipping Oy, Filandia
Comprimento: 139,75 mts
Boca: 21,73 mts
Calado: 9 mts
Nº tanques: 14
Máquina principal: Wartsila, 11 489 hp
Bowthruster: 1088 hp.
6 comentários:
Boas!
Pois è Manuel excelentes memórias
Em 2004 entramos para a esfera das industrias de defesa: EMPORDEF acabaram-se os premios internacionais acabou-se o trabalho e dentro em breve se nao conseguirmos escapar a incompetência Publica acaba-se a empresa! e com ela morrem os ultimos estaleiros nacionais com capacidade de projecto
Os ENVC foram abandonados esquecidos pelo acionista, estado.
Abraço EN
Boas Amigo EN, Obrigado pela dica.
Nem sei o que escrever, bem sabes que digo que esta situação é um espelho do próprio País, não resta dúvidas que a politiquice tem destruido os estaleiros e não só.
Moralmente a politica tem um divida para com os ENVC.
Sabes que já te disse que os estaleiros nacionais, não cuidam da sua imagem, visitei o site dos ENVC e embora lá tenha boa info sobre os dois navios, não vi ( ou vi mal) nenhuma referencia a estes e outros prémios!
Ia falar nos projectos nacionais, mas iamos parar a outro assunto que agora não vem ao caso.
Abraço,
Manuel
Boas!
Manuel o site dos ENVC e mau demais!
O problema é que quem gere o estaleiro nao precisa de vender para ganhar ao fim do mes!
os navios Carmel Bio-top e Carmel Eco-fresh
foram de facto marcantes na historia dos ENVC
O Carmel Bio-top serviu para lançar o primeiro motor cammon-rail maritimo! foram noticia em revistas de referencia:
"The reefer Carmel Bio-Top was delivered from Portugal ... ' World's first common-rail low- speed engine goes to sea
Carmel Bio-Top State-of-the-Art Common-Rail Technology in Low-Speed Marine Diesel build at viana do castelo are becoming a major success "
Alguem fez referencia a isto em portugal?
Nem no site dos ENVC encotras alguma coisa
Abraço EN
Amigo EN, vou reeditar o post, entretanto se for possivel tens alguns links?
Acho que tudo isso que referes, vale a pena mencionar, até porque na minha pesquisa pouco encontrei!
Abraço,
Manuel
Porque é que os estaleiros da Lisnave na Mitrena não podem ser aproveitados para a construção de navios? Parecem-me ter potencialidades enormes! Uns estaleiros daquele tamanho! Hão-de fazer só manutenções, reparações, alteraçõs/adaptações porquê? Em poucos sitios se vê uns estaleiros com aquelas dimensões!
Amigo Gomes, isso não sei, mas se calhar ganham mais dinheiro assim.
Abraço,
Mnauel
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