O volume de contentores expedidos a partir do Porto da Praia da Vitória registou um crescimento de 11,7 por cento durante o ano de 2011, o que representa “uma afirmação crescente da capacidade exportadora da ilha Terceira”, revelou esta terça-feira o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, no final de uma reunião com a Direção Geral dos Portos da Terceira e Graciosa.
Segundo o governante, o reforço desta capacidade justifica os investimentos que têm vindo a ser concretizados com o objetivo de “reforço da capacidade do porto da Praia, como foi o caso da aquisição de equipamento para movimentação de carga, a reparação do Hidrolift, ou das intervenções que estão previstas de manutenção do cais”. “O objetivo do Governo é continuar a dar resposta a este aumento da capacidade exportadora”, salientou.
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“Esta é a nossa prioridade”, assegurou, “já que enquanto o porto funcionar bem, dotado dos equipamentos que permitem cumprir a sua função, a própria economia da ilha Terceira sai beneficiada com esse bom funcionamento”. Tendo em conta a atual conjuntura, “as intervenções que diriam apenas respeito à empresa Portos dos Açores, como a remodelação de espaços físicos para instalação de serviços terão de aguardar mais algum tempo já que a prioridade é avançar com as obras que têm influência direta na capacidade do porto”.
Segundo o governante, os tempos atuais “exigem a que seja estabelecido um conjunto de prioridades, sendo que a seletividade tem de ser uma constante por parte das entidades públicas”. Para o Governo dos Açores, “a prioridade são os investimentos que têm um impacto direto na economia das nossas ilhas”.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa; Gacs; Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Texto: Gacs.
5 comentários:
O aumento de contentores cheios embarcados justifica-se com a exportação de leite UHT da Unicol para Leixões e Madeira e também os carregamentos de contentores com rações para S.Jorge e Pico
A Praia da Vitõria teve mais contentores mas é também o porto mais caro dos Açores, quer nas taxas de porto e de equipamentos, quer dos estivadores
Caros Visitantes, Obrigado pelos vossos comentários, acrescentam mais ao post.
Curioso o facto de me dizer que as rações seguem via contentor da Terceira para Pico e S. Jorge, tem sido sempre assim? Calculo que sabe o que estou a pensar.
Quantos ás taxas não sou pessoa indicada para falar disso, mas se o porto quiser ganhar competitividade terá que saber actualizar-se nesse aspecto.
Abraço,
Manuel
Interessa saber é se houve um aumento de TEUs (essa sim a unidade válida). Porque aumentar o nº de contentores, se forem contentores de 20 pés em substituição de 40 pés.. já tamos a ver que a coisa pode na realidade ser ao contrário. Manuel, houve mesmo um aumento de TEUs? Sabemos que o nº de contentores nem é considerado na análise dos portos internacionalmente. Usa-se a medida TEU. Depois para os mais curiosos o que realmente lhes interessava era a tonelagem carregada nos contentores.
Boas VJ, obrigado pelo comentário, este domingo respondo ás tuas perguntas, mas para já não sei esses numeros, clro que o que diz tem razão de ser.
Abraço,
Manuel
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