domingo, 26 de fevereiro de 2012

Modelismo - Lancha de Pilotos, "João Vaz Corte-Real"

O Modelismo Naval é algo que bem feito, como é o caso, enquadra-se perfeitamente no conceito de arte. Esta pequena réplica da lancha de pilotos, "João Vaz Corte-Real", é uma pequena obra de arte, construída pelos irmãos Tiago e Flávio Moreira, Caniçal, ilha da Madeira,  deixa-nos encantados com a fidelidade em relação ao modelo real, lembro que se trata de uma construção de raiz e não a montagem de um kit, baseada no modelo "interceptor 38" da Safehaven Marine, Irlanda.
 Esta pequena grande, "João Vaz Corte-Real", já iniciou a sua actividade nas provas organizadas pelo grupo "Amigos do Modelismo", Madeira, que tem por base um dos tanques sob a pista do aeroporto da Madeira, tendo realizado essa estreia logo da melhor maneira conquistando dois prémios, 1º lugar na Construção e 3º lugar na prova de perícia.
(©) Copyrights fotos: Tiago Moreira, Madeira.
Amigos, Tiago Moreira e Flávio Moreira

13 comentários:

Rui Carvalho disse...

Caro MMB

Que grandes malucos.
Até parece que a lancha é a verdadeira.
Excelente trabalho, rigoroso e de muito bom nível.
Gostei muito de ver.
Parabéns.

Abraço para todos.

ErrE

Berto Garcia disse...

Que bonito aqui en las Alcaravaneras hay un grupo que tiene veleros de radio control saludos

Tiago Moreira disse...

Está muit bom Manuel, muito obrigado por esta publicação. :D

Manuel Bettencourt disse...

Amigos Rui, Berto e Tiago, o modelismo é uma das minhas paixões, embora não o RC, mas sim o estático nomeadamente máquinas de construção à escala de 1/50.
Engraçado que a minha primeira grua foi comprada na ilha do Berto mais precisamente no aeroporto de Gran Canária em 2002 hoje tenho 50 miniaturas de diversos tipos.

Esta em particular encanta-me a sua fedilidade, é uma pequena obra de arte.
Um Abraço para Todos
Manuel

Victor disse...

Parece que na Madeira há muita gente que se dedica a isto. Por acaso vi há tempos num velho Centro comercial do Funchal ("Marina Shopping", que era o antigo "Centro Comercial do Infante") uma loja que só tinha modelos deste género em exposição, uns maiores, outros mais pequenos, e a semelhança com os reais era incrivel. Dei-me conta disto porque alguns eram por exemplo rebocadores que já operaram ou operam na Madeira ou até mesmo o ferry "Lobo Marinho". Penso que alguns possuiam toda a parafernália de motores, bateria etc para controlo remoto. É realmente muito giro. No Caniçal curioso é também ver por vezes alguns modelos de atuneiros sendo controlados por controlo remoto a evoluir dentro do porto ao lado dos modelos reais lá atracados e obviamente muito maiores.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Victor, esses modelos nessa loja são para venda? Ando a pensar num porta-contentores, mas como não tenho a arte destes amigos tenho que arranjar uma solução.
Dentro em breve publicarei um post divulgando um pequeno estaleiro que faz miniaturas para venda, tamb+em autênticas obras de arte.
Vi na página dos Amigos do Modelismo ( facebook) uma miniatura do paquete Funchal, absolutamente espantosa.

Um Abraço,
Manuel

Victor disse...

Manuel, acho que são para venda, pelo menos ouvi há tempos uns comentários sobre isso. Não sei se o espaço como estava vazio foi cedido para quem os faz os expôr.
Em um blog encontrei fotos das montras do espaço onde estão expostos e onde o autor do blog diz pensar serem da autoria do modelista José Luis (que não faço ideia quem seja...).

Vale a pena dar uma olhada e clicar nas fotos:

http://caisregional.blogspot.com/2009/09/modelos-no-marina-shopping.html

Atenção que esse post no blog data de 2009...

Certa vez na mesma lagoa/lago das fotos do seu post acima vi um rebocador que era uma réplica perfeita do "Cabo Girão" ou do "Ponta do Garajau" (não me lembro qual deles) e que tinha controlo remoto. Não sei dizer se estes expostos são do mesmo modelista e se têm também controlo remoto mas vejo ali nas fotos o "Cabo Girão" e o outro gémeo parece-me ser o "Ponta do Garajau".

Cumprimentos.

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado, espectacular o Lobo Marinho e não só, vou perguntar aos amigos da Madeira, se sabem algo sobre o José Luís.
Um Abraço,
Manuel

Tiago Moreira disse...

sim estes barco são para vender, o nome do propietario é gaime rodrigues.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Tiago Obrigado, sabes quanto custará este Lobo Marinho?
Um Abraço
Manuel

Anónimo disse...

boas sr Manuel a um homem no
caniçal de nome mestre Augusto mestre de um atuneiro açoriano mas não sei bem qual que nada nesta safra visto que ouve mudanças nos barcos ele bom construtor ao pormenor ou va facebook do Flávio Moreira porque são família já vê algumas obras de arte.
cumprimentos
Amílcar Miranda

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amilcar, Obrigado pelo comentário, quando falar com o Tiago Moreira falo nisso, mas amanhã vou ver se consigo negociar o casco de um navio, para mim o grande problema. Estou como os estaleiros reais compro o casco e depois faço o navio.

Um Abraço
Manuel

Manuel Bettencourt disse...

Caro Pastori Piovanni, Obrigado pela sua simpática e generosa ajuda, já registei o endereço electrónico e nº de contacto.
Vou tentar eleborar mais post sobre modelismo, pois vejo que alguns visitantes também gostam deste tema tal como eu.
Um Abraço e mais uma vez Obrigado
Manuel