A paragem forçada do porta-contentores americano "GEISYR" para reparações em Norfolk, deu-nos a felicidade de receber alguns navios que normalmente por aqui não passariam, e é o caso deste N/M "OCEAN ATLAS". Mais agrado nos deu pelo singelo facto de ser um navio construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 2000 para o armador alemão Jungerhans Maritime Servs. GmbH. É um dos muitos gémeos do nosso "CORVO" e "INSULAR". Este navio tem a característica de possuir duas valentes gruas de 200 toneladas de carga útil, mas não gostámos de ver o estado de corrosão em que se encontra.
DADOS TÉCNICOS:
Nome: OCEAN ATLAS.
Data e Hora da entrada: 06.02.2012 - 07:00.
Indicativo de chamada: WDHL.
Nº IMO: 9213935.
Bandeira: EUA.
Ano de construção: 2000.
Estaleiro: Estaleiros Navais de Viana do Castelo - Nº 217.
Comprimento f. a f.: 119,80 mts.Boca máxima: 20,00 mts.
Porte (DWT): 8.034 tons.
Arqueação bruta: 7.252 Mtons.
Arqueação líquida: 2.754 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,60 Mts.
Último porto: Norfolk.
Próximo porto: Norfolk.
Tipo de carga: Contentores + Carga Geral.
Auxiliar de proa: 447 Kw.
Potência da Máquina Principal: 5.400 Kw.
Armador: Heavylift Patriot LLC.
Agência: Agência Oceânica Lda. - Marco Mouro.
Nome do Comandante: Jeffrey Raider.Piloto de serviço: Miguel Conceição.
(©) Copyright texto e fotos: Cmdt. Rui Carvalho, Praia da Vitória.
11 comentários:
Olha quem ele é!!!
o ex-Industrial Challenger!
Ta mesmo feio!!!
Manuel podes dizer-lhes que as manutenções da pintura são para se fazerem! está na hora dele voltar a casa!!
A crise da nisto, até nas manutenções os armadores estão a cortar! enquanto navegarem não param!
Eu fico triste quando vejo um navio assim mal tratado!
Abraço!EN
Boas Amigo EN, pronto já terminou o suspense, já sabes qual era a surpresa.
vou-te dizer mais esta semana, já viste aqui o Lobo Marino, o Ocean Atlas, verás o Lagoa e talvez mais outro será uma semana dedicada a navios made in ENVC.
Abraço,
Manuel
Já andava a acompanhar este bichinho há tempos no localizatodo. Quando veio dos EUA fez uma rota interessante ao longo da costa norte da ilha de São Jorge depois seguindo pelo norte da Terceira deu meia volta e voltou ao norte de São Jorge para depois aí sim seguir finalmente para a P. da Vitória pelo norte da Terceira outra vez.. Neste momento lá vai ele em direcção a ROTA no sul de Espanha, ou seja em direcção a outra base naval e base aérea (Rota Naval Station) onde os americanos também andam.
Boas Amigo Vitor, por acaso também vi que ele andou a escrever no canal S. Jorge -Terceira, mas não sabia que seguia para espanha, vejo que controla ao pormenor o movimento em águas nacionais.
Por falar nisto que pena não haver localizatodo na Madeira,certamente ficariamos com boa cobertura no atlântico português.
Abraço,
Manuel
o investimento no equipamento recetor AIS nao fica assim tao caro nao havera na Madeira ninguem interressado?
fica o desafio!!
Meus Caros
A Ilha Terceira tem dois fundeadouros oficiais, o de Angra do Heroísmo e o da Praia da Vitória. O navio pretendia fundear e entrar na 2ª Feira de manhã, como fez, no entanto o mau tempo de sul não permitiu largar ferro em nenhum dos fundeadouros.
Assim foi novamente procurar abrigo a norte de São Jorge.
Abraço
ErrE
Manuel
uma reclamação
Nao encotrei nos sites dos Portos dos Açores um unico link com os navios em porto, previsões de partida e previsões de chegada :(
Fui eu que procurei mal ou nao existe mesmo?
Náo custava nada introduzir as informações no site e é sempre informaçao interessante para quem gosta de navios.
Manuel eu estou a imaginar-te, no ano passado passaram pelos ENVC 60 navios para reparação, nem sei se existe registo fotográfico de todos esses navios a entarem na bacia dos ENVC.
Estou a imaginar se tivesses a oportunidade de fotografar todos! o gozo que isso te daria!
Abraço EN
Manuel: Ouvi dizer que alguém na Madeira está em experiências e já aparece de vez em quando algum tráfego na zona da Madeira no site marinetraffic. No outro dia vi vários navios identificados no Porto do Caniçal, terminal CLCM e até Marina da Quinta do Lorde que também fica no Caniçal. Vamos a ver se a coisa vai para a frente. Em relação à informação que o "Ocean Atlas" ia para ROTA, vi no localizatodo a info quando ele já ia a norte de São Miguel.
Cumprimentos.
Boas Amigos, Anónimo, EN, ErrE e Victor, obrigado pela vossa participação.
Portos dos açores- bem neste assunto sou suspeito, mas gostava que esta tivesse uma página com os navios em porto, já tentei fazer isso com os porta-contentores, mas exige uma constante actualização e desisti.
Ais, tenho que dar uma olhadela, não tinha reparado no vesseltracker da madeira, vá lá amigos madeirenses o nosso amigo diz que não é caro.
EN, 60 navios!!! eu apenas registei 12 ou 13 navios diferentes em 2010, vais me pôr a chorar!!!
Um Abraço a todos,
Manuel
Em relação ao anónimo de cima sobre o AIS na Madeira, radio amadores e gente com esse tipo de equipamentos/receptores e com conhecimentos técnicos para tal na Madeira é coisa que não falta, principalmente na área da aviação que também podiam fazer para o movimento maritimo (resta convence-los). Tou a falar de privados claro, porque os portos, marinha etc têm acesso a tudo isso. Eu só queria ter em casa a torre de controlo que têm na gare maritima do Funchal com toda a parafernália de radares, antenas, monitores e acesso a AIS que têm. :)
Manuel: O vesseltracker nunca mais consultei pois agora mesmo para a versão grátis com delay de 2 horas é preciso registar etc. Quando um site começa a exigir-me dinheiro ou registos e informação pessoal a mais emigro logo para outras paragens. Tenho ido sim é ao marinetraffic.com como referi atrás. Outro site interessante principalmente para a zona da Europa é o vesselfinder.com sobre o qual ouvi muito entusiasta falar para acompanhamento do acidente com o Costa Concordia.
Cumprimentos.
Obrigado Victor, tenho que dar um avista de olhos no vesselfinder, para ser sincero não o conheço.
Abraço,
Manuel
Enviar um comentário