quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os "3 pilares" da rampa ro-ro - Comodidade, Rapidez e Economia

Escreveu o poeta, "o sonho comanda a vida", digo eu que a construção da rampa ro-ro no porto da Graciosa, faz-me sonhar com um futuro sistema de transportes marítimos inter-ilhas, diferente do actual, assente em 3 pilares, Comodidade, Rapidez e Economia.
A cada dia que passa mais convicto fico, que a eventual utilização das rampas ro-ro, dentro dos parâmetros habituais em outros arquipélagos, pode e deve ser um dos pilares sobre o qual assentará, uma nova política de desenvolvimento regional, transformando os Açores não em partes mas num Todo.
Se a inteligente decisão de construir as rampas, não tiver por  base a evolução do serviço ferry sem "castigo" para os utilizadores, então não compreenderei de forma alguma  este investimento. Convictamente acredito nas mais valias de um serviço ferry anual incluindo  carga rodada inter-ilhas, certamente serão muitos mais os beneficiados do que os prejudicados! Quem tem medo das rampas?
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.



6 comentários:

Elvio disse...

Ja está a andar bem, para o próximo verão ja funcionará..
Abraço
Elvio

Manuel Bettencourt disse...

Sim Amigo no Verão será utilizada, mas eu gostava de ver uma utilização total!
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Boas manuel:


Ja tem 32 anos mas continua novinho em folha ;)!
O que é Nacional e bom!!

Partiu de Viana do Castelo em 1980

AYDEMIR - IMO 7619537

http://www.marinetraffic.com/ais/showallphotos.aspx?imo=7619537

TDW : 3890 t

Tonelagem Bruta : 2932,19 t

Capacidade de Carga ;

Reboques : 62
Camiões : 13

nós por aqui estamos a espera de saber se ficamos Brasileiros ou Russos!

Qual a tua opinião sobre a utilizaçao deste tipo de Ro-Ro ai nos Açores?

Abraço caro Manuel!
EN

Manuel Bettencourt disse...

Amigo EN, antes de mais ficou muito contente em voltar a vê-lo por cá sinal que estará recuperado!

Gostei do navio, obviamente que só posso me basear na questão de aparência, pois não tenho capacidade para avaliar questões técnicas.
Mas gostei imenso de saber que este havia sido made in ENVC, acho que os estaleiros portugueses cometem o erro de não divulgar devidamente o seu trabalho.

O meu Amigo ErrE, por várias vezes me desafiou a fazer uma pequena "montagem" que resulta-se num navio com 3 valências, a Con-ro-pax, ou seja seria uma ideia para esse navio ter uma grande polivalência quer podendo transportar carga rodada, ser equipado com uma grua que pudesse descarregar contentores e ter capacidade para transporte de passageiros.
Vou procurar mais info sobre o navio e propor o tema a discussão.
Já agora o projecto era de ENVC, ou de outro?

Abraço e obrigado
Manuel

Anónimo disse...

Boas anuel

A cobinação ro-ro- heavy lift/crene ja existe em forma de projecto num gabinete Noruegues de arquitetura naval

http://www.polarkonsult.no/index.php?option=com_content&view=article&id=129&Itemid=114

Bastaria agora adicionar a capacidade para uns tantos passageiros

Por falar em Noruega....
Tenho bastante pena que os Noruegueses tenham ficado fora da reprivatização dos ENVC seriam sem dúvida uma mais valia comparados com Russos e Brasileiros

Abraço EN

PS: A origem do projecto do ro-ro construido nos ENVC neste momento nao te posso dizer, teria que consultar arquivos a que nao tenho acesso neste momento, por aqui os programas informaticos não trabalham por falta de pagamento das licemças :( e eu nessa altura ainda era um jovem que nem sonhava um dia ir trabalhar para os ENVC

Foram construidos dois navios gemeos o FARAM e o FARA entregues em 1979 e 1980 respectivaente ao armdor italiano R.R.R. INTERN. LDA ITALIA

Perdi o rasto do primeiro entregue em 1979 se o encontrares avisa!;)
nem encontro nada a respeito desse armador actualmente

Manuel Bettencourt disse...

http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=661225

Boas EN, aqui fica um link com alguma info sobre o Farman.

Quanto ao projecto, seria de apenas uma grua, capacidade ro-ro e pax, teríamos que fazer umas alterações nesse projecto, um dias destes fazemos um post sobre isso.
Fiquei a pensar nestes dois ro-ro, cruzando este com os Camel dava um navio interessante.
Abraço,
Manuel