quarta-feira, 24 de abril de 2013

Canal Welland - Navios navegam por cima de túneis, por baixo de pontes, ou lado a lado com os automóveis




O nosso Amigo e habitual Colaborador deste blog, Paulo Renato, regularmente envia-nos belas imagens do Canal Welland, Canadá, desta vez publicamos mais um conjunto de fotos muito diferentes do que habitualmente estou habituado a ver. Nas belas fotos, os navios navegam por cima de túneis, por baixo de pontes, ou lado a lado com os automóveis,  este canal é uma bela obra de engenharia! 


O Canal Welland, fica situado no Canadá, liga o Lago Ontário ao Lago Erie, têm uma extensão de 43,5 km, sendo composto por 8 comportas com 24,4 mts de largura, 233,5 mts de comprimento, onde podem navegar navios com um calado máximo de 8,5 mts e com um comprimento máximo de 225,5 mts. Este canal e as suas comportas têm como objectivo vencer a diferença de altitude entre o Lago Ontário e o Lago Erie, que é de 99,5 mts.
Para além dos vários tipo de pontes, este canal tem a particularidade de ser atravessado por túneis, quer ferroviários quer rodoviários. Para visualizar várias imagens aéreas do Canal Welland, das suas pontes, comportas e túneis, clique AQUI para aceder a mais imagens do movimento do Canal Welland  aceder á Etiqueta Canadá.
(©) Copyrigh fotos: Paulo Renato, Canadá.


2 comentários:

barconauta_ disse...

Não existem limites na engenharia...
Gostei do artigo, desconhecia a existência das passagens superiores dos navios. Mais fotos sobre o tema são sempre bem vindas.
Abraço

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Ricardo tens que visitar o Welland uma visita de estudo e vês as canadianas ( não confundir com as habituias "mulhetas"):)
Abraço
Manuel