segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Destroyer, "Zumwalt", uma fantástica construção da "Bath Iron Works",




© Copyright fotos: General Dynamics Bath Iron Works
© Outras fontes: Wikipédia e Poder Naval
The photos of the construction used with permission by "General Dynamics Bath Iron Works",My Thanks!


O destroyer, "Zumwalt DDG 1000",o primeiro da classe "Zumwalt",  que está sendo construído para a Marinha dos Estados Unidos da América, é um navio com um design futurista, que não deixa ninguém indiferente, fazendo-me lembrar aquelas, "naves espaciais" dos programas de ficção cientifica que animavam a minha infância e faziam-me  sonhar. O seu design angular e furtivo, tornam-o  tão diferentes de outros destroyers, contudo em alguns aspectos, a silhueta do "Zumwalt", inspira-se nos couraçados confederados construídos na época da Guerra de Secessão nos EUA. O navio está sendo construído nos estaleiros norte-americanos,  Bath Iron Works" (BIW),  localizado na cidade de Bath na margem do rio Kennebec, estado de Maine. Este histórico estaleiro foi fundado em 1826 como empresa de fundição, expandiu as suas actividades como estaleiro quando adquiriu a Goss Marine Iron Works em 1888. A empresa faz parte do grupo empresarial General Dynamics Marine Systems.
A partir de 1934 até o final da Segunda Guerra Mundial,  os estaleiros, "Bath Iron Works" colocaram em operação 83 contratorpedeiros e caça-minas, tendo construído ao longo do tempo mais de 600 navios de uso privado, comercial e militar, com a maioria de suas entregas feitas para a Marinha dos Estados Unidos. Seus estaleiros já construíram e projectaram vários couraçados, fragatas, cruzadores e contratorpedeiros, incluindo os navios da classe "Arleigh Burke", que são uns dos mais avançados navios de guerra em operação.
O baptismo do "Zumwalt" estava previsto para 19 de Outubro, contudo foi adiada devido à paralisação do governo, mas os estaleiros, Bath Iron Works continuam a trabalhar afincadamente no navio para o seu lançamento, que deverá  acontecer antes do fim do corrente mês.
O nome do moderno navio é uma homenagem ao Almirante, Elmo Russell "Bud" Zumwalt, Jr. (Nov. 29, 1920 – Jan. 2, 2000) .
"A  principal missão dos navios da classe “Zumwalt” (DDG 1000) será prover apoio de fogo naval e defesa  em áreas, onde os navios de maiores dimensões são mais vulneráveis, e actuarão possivelmente como navios-capitânia em grupos-tarefa compostos por LCS (Littoral Combat Ships) e submarinos, tendo também capacidade anti-submarino, ataque à superfície e defesa contra mísseis balísticos. Espera-se que as avançadas características “stealth” da classe criem incerteza nas forças inimigas quanto à sua localização. O eco no radar produzido por um DDG-1000 é igual ao de um pequeno navio pesqueiro e a assinatura acústica semelhante a de um submarino classe “Los Angeles”." in Site- Poder Naval.


Sem comentários: