Acompanhei a construção deste fantástico trimaran, tendo escrito vários post´s sobre ele, fiquei aguardando a sua entrada em serviço, porque gosto de inovação e de navios que a representam. Ontem li que a Euroferries firmou um acordo com a Austal, envolvendo o novo trimaran de 102m. (Ver Aqui)
O serviço terá quatro viagens diárias destinado a passageiros, carros e autocarros de luxo. Sendo capaz de atingir velocidades superiores a 40 nós, permitindo assim a Euroferries fornecer uma das mais rápidas travessias de canais, neste caso o da Mancha na ligação entre, Ramsgate-Boulogne .
Este é um dos mais fantásticos HSC do mundo trata-se do novo trimaran da Austal Ships, um estaleiro australiano, que iniciou a sua actividade em 1988, com a ambição de construir navios de alta qualidade para o mercado internacional. Hoje é um líder mundial no design e construção de navios em alumínio, possui estaleiros na Austrália e E.U.A., tendo construído mais de 220 navios para clientes de todo o mundo.
Este magnifico Trimaran , é uma evolução em todos os sentidos do seu antecessor, o trimaran da Fred Olsen, “Benchijigua Express” (Ver Aqui), quer seja em eficiência, consumo, performance de navegação, capacidade de carga, e um nível de conforto dos passageiros sem precedentes comparado com os tradicionais HSC, em especial em condições de mar adversas.
A Austal Ships, antes de avançar para a sua construção, elaborou um relatório de eventuais pontos que poderiam ser melhorados em relação ao “Benchijigua Express”, posteriormente este relatório foi procedido por um estudo de mercado exaustivo, que visou avaliar no segmento ferry qual o tamanho e capacidades da frota existente.
Este novo trimaran, incorpora assim muita da informação obtida pela construção do “Benchijigua Express”, assim como pela construção e design dos Littoral Combat Ships.
Foi com base no acima citado estudo de mercado que a Austal, determinou que este teria 102 metros de comprimento, capacidade para 1165 passageiros e 254 carros.
Estudos mostram que os enjoo no novo trimaran serão 56% menores do que num catamaran de 100 metros, para o operador isto significa maior satisfação dos seus passageiros.
A instalação de 3 motores, significa menor consumo, menos emissão de gases, menos manutenção, comparado com fast-ferrys de similar tamanho, que possuem 4 motores.
A potência motriz é-lhe fornecida por 3 motores MTU 20 V 8000, que lhe conferem uma velocidade de 39 nós (a 90 % MCR), e uma velocidade máxima de 45 nós, com um consumo de 4,90 tons/h. O trimaran está também equipado com 2 bowthrusters, retrácteis, que lhe auxiliam nas manobras.
Segundo o seu constructor, o seu requintado interior pode ser facilmente adaptado em função das necessidades do futuro operador. Lembro que este magnífico trimaran está disponível para compra.
Nome: TBN
Comprimento: 102 mts.
Capacidade: Entre 950 e 1165 passageiros.
Velocidade: 39 nós.
Capacidade de carros: 245
Ano: 2010
Motores: 3 x MTU 20V 8000 M71L, 9 100 KW@ 1150 rpm
Water jects: 3 x Wartsila LJX 1300
Capacidade para veículos pesados: 188 metros leniares+145 carros.
D.W.T.: 680 tons.
Classificção: Gernamisher lloyd, HSC tipo ro-pax.
Nome: TBN
Comprimento: 102 mts.
Capacidade: Entre 950 e 1165 passageiros.
Velocidade: 39 nós.
Capacidade de carros: 245
Ano: 2010
Motores: 3 x MTU 20V 8000 M71L, 9 100 KW@ 1150 rpm
Water jects: 3 x Wartsila LJX 1300
Capacidade para veículos pesados: 188 metros leniares+145 carros.
D.W.T.: 680 tons.
Classificção: Gernamisher lloyd, HSC tipo ro-pax.
(©) Copyright fotos e fonte : Austal Ships, Australia.
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