© Copyright fotos: Marco Rosa; Miguel Nóia; Carlos Gregório; José Lopes, Faial.
O tradicional post do dia 1 de Abril (Dia das mentiras) foi inspirado num pequeno ferry, que à data se encontrava em construção nos estaleiros da Damen, na Roménia, destinado a operar nas ilhas de Fogo e Change, na província canadiana de Newfoundland and Labrador (Ver Aqui).

O inesperado mas feliz aparecimento deste navio, que entretanto fundeou na baía da Horta, leva-me novamente a reflectir sobre o modelo de transportes marítimos a aplicar nos Açores. Lembro que em determinada altura falava-se que os novos ferrys da Atlânticoline teriam cerca de 80 metros, que, em termos de comprimento é semelhante a este.
Para além das questões relativas às opções da Atlânticoline, fica novamente a sugestão relativa à empresa Transportes Marítimos Graciosenses (TMG), no adoptar de um novo conceito de serviço, ou seja, um serviço ro/pax de periodicidade anual ligando todas as ilhas do grupo central.
Não sei qual será o caminho a seguir no que ao actual modelo de transportes diz respeito, mas julgo que existe uma clara necessidade de mudança de conceito. Lembro que no arquipélago da Madeira, não se discute a valia das ligações ferry entre a Madeira e o Porto Santo, mas sim, o ressurgimento de uma ligação ferry com o continente, com ligação ao arquipélago das Canárias, algo que se espera para breve.
Enquanto isso, nos Açores, excepção ao chamado “Triângulo” (ilhas de São Jorge, Pico e Faial), a opção marítima para passageiros é ir a nado, ou, esperar que a maré baixe!
Pelas razões acima referidas, é com enorme satisfação que publico as fotos enviadas pelos Amigos, Marco Rosa, Miguel Nóia, José Lopes, e Carlos Gregório, Obrigado!
© Copyright vídeo: Marco Rosa, Faial.
Nome: Veteran
IMO: 9736901
Bandeira: Canadá
Operador: Newfoundland & Labrador
Tipo: Ro/Pax
T.A.B. 4437 tons
T.A.L. 1331 tons
D.W.T. 3262 tons
Ano: 2015
Estaleiro: Damen, Roménia
Proprietário: Governo do Canadá
Comprimento: 80.90 mts
Boca: 23.35 mts
Calado: 4,10 mts
Capacidade: 200 passageiros e 60 viaturas
Potência da máquina principal: 5628 hp
Velocidade de serviço: 14 nós
N/F "Veteran", fundeado ao largo da Feteira, Faial.
6 comentários:
Caro Manuel Maria Bettencourt é já este o barco que vem para os TMG???
Acho estranho ele ter fundeado na Horta e não na Praia da Vitória, onde a empresa está sediada. Ou será que ele vem é para testes na Atlanticoline, uma vez que esta empresa transferiu a sua sede para o Faial.
Se ele vem para uma empresa ou para outra, é muito bem vindo!!!
(É pena a rampa RO/RO de Angra ainda não estar construída, mas espera-se que seja durante este inverno)
Caro amigo João,
Como o mundo é pequeno e engraçado! Brincávamos com este navio e de repente aparece por cá!
Estou nesta altura a negociar um empréstimo com o Ricardo Salgado para adquirir os TMG e traze-los de volta a casa!
Um Abraço,
Manuel
Então foi este bicho, que eu vi na webcam, da ilha do Faial...
Não é bonito, mas seria bom haver um Navio para os 12 meses.
80 metros atraca no Corvo?
Abraço e bom fim de semana!
Entregar este navio aos TMG era um crime! Tenham juízo!
Amigo Manuel este navio ainda tem algumas semelhanças ao Gilberto Mariano e Mestre Simão mas com o dobro de cumprimento o que julgo ser o suficiente para os Açores.Abraço
Amigo Fernando,
Não discordo, e julgo que tudo deve ser bem ponderado, uma vez que os futuros ferrys representam um grande investimento.
Um abraço
Manuel
Enviar um comentário