quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Acidente com iate "BT" na Transat Jacques Vabre

O iate "BT" da BT Team sofreu um acidente provocado por um temporal ao largo dos Açores, quando este participava na regata Transat Jacques Vabre 2009 que liga Le Havre, França a Puerto Limon, Costa Rica, o acidente que provocou grandes danos no iate dando origem a que os seus 2 tripulantes de nacionalidade francesa Sebastien Josse e Jean Francois Cuzon, fossem resgatados por um helicóptero Puma da Força Aérea Portuguesa, numa operação muito bem sucedida, apesar das dificuldades, pois o raio de alcance do Puma só permitia fazer o resgate dos dois tripulantes num período de tempo não superior a 20 minutos, uma operação que me fez lembrar um dos meus filmes preferidos “O Guardião”, sem duvida que estes homens da Força Aérea Portuguesa são autênticos "Guardiões do Atlântico", tal como a Marinha de Guerra Portuguesa que participa em muitas missões de salvamento.
Características:
Nome: BT
Comprimento: 18,28 mts
Boca: 5,5 mts
Clado 4,5 mts
Altura do mastro: 27,5 mts
Estrutura: Carbono
Peso:8,4 tons
Classe IMOCA
Arquitecto: Farr Yacth Design
Ano: 2007
Área vélica: 250 m2 a 550 m2
Após o salvamento dos 2 tripulantes a BT Team fretou o rebocador da APTO,SA “ Ilha de S. Luís” para fazer o reboque da embarcação até bom porto já que este se encontrava á deriva, nesta missão além da tripulação do rebocador participaram também 3 elementos da BT Team, Charles Barbyshire, Rhys Mellor, Pierre-Emmanuel, operação que apesar das grandes dificuldades ( o mau tempo e o estado da embarcação), o reboque do iate efectuou-se com sucesso até o porto da Praia da Vitória, ilha Terceira, uma missão bem sucedida sendo também motivo de orgulho para aqueles que nela participaram.

(©) Copyright fotos: 1ª,4ª,5ª,7ª e 9ª Rui Limas, Terceira; 2ª BT Press; 3ª Transat Jacques Vabre; 6ª e 8ª Duarte lourenço, Terceira. / Fontes: RTPAçores e Sebastien Josse. Texto: MM Bettencourt.

2 comentários:

Anónimo disse...

nao se esquecao do atlantida parado nos envc

Manuel Bettencourt disse...

Caro visitante, Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, quanto ao Atlantida, prefiro não falar muito nesse assunto, pois tem a ver com politica, mas posso dizer que é uma situação que como português me deixa triste.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel