Com a incorporação dos dois novos ferries gigantes gémeos (Teide em Janeiro e Tinamar em Junho) o navio bandeira de Armas o V. de Tijarafe passa a um segundo plano. De ser o unico navio desta naviera que realizava serviços exteriores do Arquipélago, passa ao serviço interior. Enquanto os seus novos colegas realizam a rota de Funchal - Portimão e a de Huelva. Ante a abundância de ferries e a baixa demanda, Armas situou também ao Timanfaya na rota Motril - Melilla (estreito), com grande sucesso.
Eslora: 143 m.
Manga: 25,60 m
Calado: 5,70 m
Potencia: 2x14.000 HP (Total 28.000 HP)
Tonelaje de registro: 20.500 GT
Velocidad de servicio: 24,5 nudos
Capacidad de pasaje: 1.000
Número de camarotes: 56
Número de Camas: 206
Capacidad de carga: 1.500 ML + 300 AUTOS
Fecha de entrada en servicio: Febrero de 2.007
Há momentos em que no próprio Tijarafe ou o Tamadaba permanecem inativos, até três dias por semana . Hoje trazemos uma série de imagens deste ferry, tomadas no passado sábado no porto de Santa Cruz de Tenerife. Em relacionamento com o Tinamar, podemos desfrutar de uma bonita reportagem do amigo Ricardo Martins , centrado principalmente nos interiores do navio em viagem de ida e volta que realizou entre Portimáo e Funchal. Ver: --Volcán de Tinamar--
Teide y Tinamar
Eslora: 175m
Manga: 28,10m
Calado: 6,30m
Potencia: 4x12.000 HP (Total 48.000 HP)
Velocidad de servicio: 26 nudos
Capacidad de pasaje: 1.500
Número de camas: 472
Número de camarotes: 137
Capacidad de carga: 1.850 ML + 300 AUTOS
Fecha de entrada en servicio: 2.011.
11 comentários:
Boas!
Posso confirmar que a Armas esta a desemvolver o projecto de mais 2 Ferrys com os Astilleros Hijos de Barreras em Vigo, no entanto não se sabe se os mesmos serão contruidos aí pois o estaleiro Galego esta parado desde que entrgou o ultimo ferry á Naviera Armas em Junho passado.
Tendo os estaleiros Hijjos de Barreras fechado portas por falta de encomendas!
Este novo projecto sera baseado nos dois ultimos construidos o Tinamare e Teide, mas serão os 2maiores ferrys da Armas com 205 metros, ate ao momento desconhecem-se mais promenores do pojeto.
Estava previsto a construção começarem em meados de 2012 e os ferrys entrarem ao serviço em 2014
Abraço do Amigo do link
Boas Amigo do Link,
Olha a Armas lá sabe mas começo a achar ferrys a mais, como refere aqui o amigo Saez, já existem dias sem grande actividade.
Penso que com essa dimensão está fora de questão a pintura em Viana, por falar em Viana ando com uma duvida constante, que é: sabes dizer se no Atlantida pode entrar um contentor em cima de um camião ou trailer sem recorrer a atrelados especiais tipo Mafi? parece que as portas tem dimensão mas alguem me disse um dia que só entrava lá um contentor num Mafi.
Um Abraço
Manuel
Pois é. Eu meti muitos contentores de 20 no Ex Lobo Marinho pela porta lateral e era bem mais pequena que a do Atlantida, alem de ser em angulo recto o que dificulta mais. Vendo a Porta/rampa do Atlantida acho que não haverá problema.
Cumps
Elvio
125 carros ou 107 caros + 8 autocarros
contentores so mesmo no atrelado
com 205 metros cabe na doca seca de viana desde que nao esteja mais nenhum navio na plataforma de construção
as duas docas que estao no enfiamento uma da outra prefazem o total de 340 m x 30m, quanto a questoes, como o ocalado ., nao lhe posso dizer nada pois no conheço as caracteristicas do projecto
A construçao de novos ferrys tem a ver com a política de renovaçao de frota, quando o navio atingue 10/15 anos ou seja metade da sua vida esperada é vendido para mercados menos exigentes, pois ainda tem valor comercial e subsituido por um novo, assim tem -se a frota sempre moderna e poupa-se nas manutenções e combustíveis, pois as novas geraçoes de motores marítimos conseguem eficiencias de quase 50% menos combustível gasto que as carcaças velhas.
Abraço
Muy buen reportaje fotografico com siempre amigo un abrazo desde Las Palmas
No creo que Armas a medio plazo, encargue nuevos buques y menos de esas grandes dimensiones (aunque estuvo previsto con anterioridad). Aparte del contexto general de crisis, se suma un problema del sector naval español, la retirada de los avales a la industria naval en periódo de construcción (prohibidos por la UE).
En el panorama canario se aprecia un incremento de la guerra entre Acciona, Armas y Olsen luchando por el mercado del archipiélago (que acusa una importante baja de demanda).
SaluD para todos. Antonio.
Sim estou de acordo com o 2º comentário de Saez.
Não acredito que numa conjuntura adversa a Naviera Armas construa + 2 ferrys.
Quanto às dimensões dos ferys, permitam-me as correcções.
"Volcan de Tijarafe" dimensões. 154,35 x 24,20 x 5,50 m.GT/ NT/ DWT. 19.976/ 6051/ 3350.
"Volcan de Tinamar" 175,70 x boca (largura) 26,40 x calado 6,40m. GT 30.000t, (calado em plena carga 6,50m)
Aproveito para informar que estou preparando uma "cruzada" a favor da operação da Naviera Armas na Madeira. Infelizmente as resistências e entraves continuam contra este armador geradas na Madeira, e após receber uma carta esclarecedora da Secretaria de Estado do Mar, cessei as críticas ao IPTM que está alheio a tudo o que é contrário e entraves à operação de ferry no Porto do Funchal.
Talvez um dia vos disponibilize o conteúdo da "cruzada" que certamente vós surpreenderá. Será entregue ao Presidente do Governo Regional esta semana.
Cumprimentos para vós
Paulo Farinha
Meus Amigos é um prazer ler os vossos comentários, mas este assunto da Armas deixo-o para quem está mais bem informado o Amigo Saéz e Farinha.
Um Abraço para todos
Manuel
Agradecer las visitas y comentarios.
Indicar que las características de los buques son las que figuran el la web oficial de Armas.
SaluD, amigos.
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