quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Estreia do N/M "Ponta do Sol", no porto da Graciosa

Hoje o porto da Graciosa, registou a estreia do N/M "Ponta do Sol", operado pela Boxlines Navegação, SA,  e que substitui na linha dos Açores o N/M "Ruby".  Durante um período de  mais de 10 anos, a Boxlines, utilizou na linha dos Açores navios afretados à alemã, Briese Schiffahrt, este como  sabemos è afretado à concorrente, Transinsular, fazendo desta forma regressar ao porto da Graciosa um porta-contentores de bandeira portuguêsa, depois do sempre lembrado, N/M "Vitorino Nemésio".
Esta troca de navios, é fruto da recente reorganização das frotas e das escalas dos 3 armadores nacionais ( Boxlines, Transinsular, Mutualista Açoreana), e visa reduzir custos operacionais, afim de enfrentar a tão falada crise que nos afecta a todos. O N/M "Ponta do Sol", fica assim encarregue, da seguinte rotação: Lisboa- Ponta Delgada- Praia da Vitória- Graciosa- Pico- Ponta Delgada-Lisboa, sendo que a sua semana nos Açores será a semana par, fazendo companhia a "Corvo"e "Monte Brasil", da Mutualista Açoreana e Transinsular respectivamente.
Quanto aos prós e contras desta troca efectuada na frota da Boxlines, fica para próximos post´s, este serve apenas para dar as Boas-Vindas ao "Ponta do Sol", que felizmente ostenta os logos do seu operador.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Data e Hora da entrada: 2012-01-11 / 08:10
Nome: Ponta do Sol.
IMO: 9141613
Ind. chamada: CSCR
Bandeira: Portuguesa
Porto de registo: Lisboa.
D.W.T. 5184 tons.
T.A.B. 4115 tons
T.A.L. 2005.
Comprimento: 100,62 mts.
Boca: 16,20 mts.
Calado: 6,39 mts.
Ano de construção: 1997
Estaleiro construtor: Yangzhou Dayang Shipbuilding Co Ltd, China
Potência da máquina: 5384 hp
Potência do Bowthruster: 350 KW
Capacidade TEUS: 374
Gruas: 2 x 35 tons.
Nomes anteriores: 1997 a 1998 "Tettens"; 1998 a 1999 "MSC Frisia"; 1999 a 2002 "Monte Verde" e em 2002 "Ponta do Sol".
Comandante: João Silva.
Piloto de serviço: Henrique D´Almeida.   

6 comentários:

Victor disse...

Manuel, bom post obrigado!
Que estranho não terem pintado "Boxlines" no casco. Sempre pensei que seria mais fácil do que pôr aquela placa/distico em cada lado da chaminé. :)
O "Ruby" está realmente na linha da Madeira... porque aparentemente o "Christina I" saiu. Há muito tempo que o "Christina I" não vai à Madeira, juntando-se ao "Port Tejo" da Portline que está parado em Lisboa há muito tempo. Parece que a crise está a fazer a Portline ficar com os porta contentores parados. O "Ilha da Madeira" por sua vez está há muito tempo fundeado em Las Palmas como nos dá conta este blog:
http://bermaxofotos.blogspot.com/2012/01/ilha-da-madeira-ship-en-el-puerto-de.html

Espero que a crise não afunde a marinha mercante portuguesa de vez.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo, segundo me disseram o Christina I está à venda, contudo não posso confirmar.
Penso que os armadores fizeram bem em reorganizar as frotas e escalas, penso que assim enfrentaram mais fácilmente a crise, mas veremos com o passar do tempo.
Quanto ao Ilha da Madeira uma vez cacei-o a fazer Gran Canária- Tenerife, não sei o que faz lá.
Quanto aos logos, ainda bem que os colocaram, mas agora fico à espera das letras no casco.
Quanto a uma opinião sobre esta troca ... é melhor estar calado, deves perceber o que quero dizer.
Um Abraço,
Manuel

Luís Henriques disse...

A primeira imagem quase podia ter a legenda "Into the Sunset", como sempre, fotos fantásticas.

cumprimentos,
Luís Henriques

Manuel Bettencourt disse...

Boas Luís, obrigado pela simpatia,
Abraço,
Manuel

César João disse...

Um excelente navio!, que muita viagem fez para a Ilha das Flores e que tenho o prazer de conhecer bem.
A Boxlines e a ilha Graciosa em particular,ficam bem servidas.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Cesar, ainda estamos a conhecer o navio, mas ainda bem que deixou saudades nas Flores.
Abraço,
Manuel