Hoje o porto da Graciosa, registou a estreia do N/M "Ponta do Sol", operado pela Boxlines Navegação, SA, e que substitui na linha dos Açores o N/M "Ruby". Durante um período de mais de 10 anos, a Boxlines, utilizou na linha dos Açores navios afretados à alemã, Briese Schiffahrt, este como sabemos è afretado à concorrente, Transinsular, fazendo desta forma regressar ao porto da Graciosa um porta-contentores de bandeira portuguêsa, depois do sempre lembrado, N/M "Vitorino Nemésio".
Esta troca de navios, é fruto da recente reorganização das frotas e das escalas dos 3 armadores nacionais ( Boxlines, Transinsular, Mutualista Açoreana), e visa reduzir custos operacionais, afim de enfrentar a tão falada crise que nos afecta a todos. O N/M "Ponta do Sol", fica assim encarregue, da seguinte rotação: Lisboa- Ponta Delgada- Praia da Vitória- Graciosa- Pico- Ponta Delgada-Lisboa, sendo que a sua semana nos Açores será a semana par, fazendo companhia a "Corvo"e "Monte Brasil", da Mutualista Açoreana e Transinsular respectivamente.
Quanto aos prós e contras desta troca efectuada na frota da Boxlines, fica para próximos post´s, este serve apenas para dar as Boas-Vindas ao "Ponta do Sol", que felizmente ostenta os logos do seu operador.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Data e Hora da entrada: 2012-01-11 / 08:10
Nome: Ponta do Sol.
IMO: 9141613
Ind. chamada: CSCR
Bandeira: Portuguesa
Porto de registo: Lisboa.
D.W.T. 5184 tons.
T.A.B. 4115 tons
T.A.L. 2005.
Comprimento: 100,62 mts.
Boca: 16,20 mts.
Calado: 6,39 mts.
Ano de construção: 1997
Estaleiro construtor: Yangzhou Dayang Shipbuilding Co Ltd, China
Potência da máquina: 5384 hpPotência do Bowthruster: 350 KW
Capacidade TEUS: 374
Gruas: 2 x 35 tons.
Nomes anteriores: 1997 a 1998 "Tettens"; 1998 a 1999 "MSC Frisia"; 1999 a 2002 "Monte Verde" e em 2002 "Ponta do Sol".
Comandante: João Silva.
Piloto de serviço: Henrique D´Almeida.
6 comentários:
Manuel, bom post obrigado!
Que estranho não terem pintado "Boxlines" no casco. Sempre pensei que seria mais fácil do que pôr aquela placa/distico em cada lado da chaminé. :)
O "Ruby" está realmente na linha da Madeira... porque aparentemente o "Christina I" saiu. Há muito tempo que o "Christina I" não vai à Madeira, juntando-se ao "Port Tejo" da Portline que está parado em Lisboa há muito tempo. Parece que a crise está a fazer a Portline ficar com os porta contentores parados. O "Ilha da Madeira" por sua vez está há muito tempo fundeado em Las Palmas como nos dá conta este blog:
http://bermaxofotos.blogspot.com/2012/01/ilha-da-madeira-ship-en-el-puerto-de.html
Espero que a crise não afunde a marinha mercante portuguesa de vez.
Boas Amigo, segundo me disseram o Christina I está à venda, contudo não posso confirmar.
Penso que os armadores fizeram bem em reorganizar as frotas e escalas, penso que assim enfrentaram mais fácilmente a crise, mas veremos com o passar do tempo.
Quanto ao Ilha da Madeira uma vez cacei-o a fazer Gran Canária- Tenerife, não sei o que faz lá.
Quanto aos logos, ainda bem que os colocaram, mas agora fico à espera das letras no casco.
Quanto a uma opinião sobre esta troca ... é melhor estar calado, deves perceber o que quero dizer.
Um Abraço,
Manuel
A primeira imagem quase podia ter a legenda "Into the Sunset", como sempre, fotos fantásticas.
cumprimentos,
Luís Henriques
Boas Luís, obrigado pela simpatia,
Abraço,
Manuel
Um excelente navio!, que muita viagem fez para a Ilha das Flores e que tenho o prazer de conhecer bem.
A Boxlines e a ilha Graciosa em particular,ficam bem servidas.
Boas Amigo Cesar, ainda estamos a conhecer o navio, mas ainda bem que deixou saudades nas Flores.
Abraço,
Manuel
Enviar um comentário