sábado, 28 de janeiro de 2012

Inverno canadiano

Quebra gelo "Grifon", abrindo caminho
Ice fishing
Hoje, as  fotos que o nosso Amigo, Paulo Renato nos oferece, são referentes a dois pontos na zona dos grandes lagos, onde a navegação não parou( ver post relacionado), trata-se do canal que liga os lagos Erie e Huron e que se chama de estreito de S.Clair, devido à corrente muito forte do lago Huron forma-se nesta zona muito gelo  tornando-se necessário  recorrer aos quebra-gelo  (Grifon,na foto), para assegurar a navegação. Podemos também observar uns pescadores de águas congeladas, a famosa "ice fishing", que não é mais do que uma pequena casota com um buraco no meio e que em alguns casos tem uma pequena cama e um aquecedor, alem de muita bebida e comida...
A ultima foto é referente ao   porto de Goderish onde o laker "Algomarine" carrega sal proveniente da enorme mina que fica no lago Huron  (que é de água doce),esta mina abastece praticamente o Ontario e grande parte do norte dos Estados Unidos.
(©) Copyright fotos e info: Paulo Renato, Canadá.
Porto de Goderish, laker "Algomarine", carregando sal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Manuel!
lança o debate sobre o Abandono da naviera Armas da linha Funchal- Portimao

A Naviera Armas fez a Ultima viagem e acusou o governo Regional de nao querer baixar as taxas portuarias no Funchal.

Ta tudo doido em vez de evoluirmos andamos para traz!!
E uma grande perda para a Madeira!



Abraço EN

Manuel Bettencourt disse...

Boas, EN vou tentar falar sobre o assunto, mas percebe-se qual as razões por trás desse assunto, basta olhar para o que fizeram a um certo ferry, explico melhor por mail.
Abraço,
Manuel