O Porto de Leixões, conta com mais um rebocador na sua frota, trata-se do "Nereu", construído nos Estaleiros Armon, Gijon(Espanha). Com esta aquisição o porto vê aumentada a sua capacidade de tracção em 60 tons, e consequentemente aumenta a sua capacidade para receber navios de maior envergadura. Mais tarde irá juntar-se o irmão "Aquiles", completando a encomenda orçada em 13 milhões de euros.
Nome: Nereu
Nº IMO: 9641106
Ind chamada: CSYQ2
MMSI: 263602551
Bandeira: Portugal
Porto de registo: Leixões
Ano: 2012
Construção: Astilleros Armon, Gijon (Espanha), casco nº 718
Lançado à água: 05-07-2012
T.A.B./ T.A.L.: 249 tons/ 74 tons
D.W.T.: 513 tons
Comprimento: 25 metros
Boca: 11 metros
Calado: 5,2 metros
(©) Copyright fotos e informação: Porto de Leixões.O meu agradecimento à página do Porto de Leixões no facebook, por permitir a utilização das fotos.
"Na mitologia grega, Nereu (em grego antigo, Νηρεύς, translit. Nêreús, de νέειν, néein, "nadar") é um deus marinho primitivo, representado como um personagem idoso - o velho do mar.
Era filho de Pontos e de Gaia. Desposou a oceânide Dóris e foi pai de cinquenta filhas, as Neréiades, e de um filho, Nérites. O seu reino era o Mediterrâneo, e mais particularmente, o Egeu. Era conhecido por suas virtudes e por sua sabedoria. Píndaro celebra sua justiça benfazeja, daí seus epítetos "verídico", benfazejo", "sem mentira nem esquecimento".
Tinha o dom da profecia e, como outras divindades, podia mudar de aparência. Ajudou vários heróis, como Hércules, que sempre conseguia descobri-lo, mesmo quando mudava de forma.
Nereu é representado em obras de arte, assim como outros deuses dos mares, com um tridente e algas, que representam o seu cabelo e a sua barba. Parece ser a personificação do deus do mar anterior a Poseídon, quando Zeus destronou Cronos." In Wikipédia
8 comentários:
Pequeno em tamanho grande em potencia é sem duvida um grande rebocador.
Boa Noite Manuel,
A unica coisa que fazia esta noticia mais completa era se o rebocador tivesse sido construido em estaleiro portugues e nao espanhol. Mas infelizmente as coisas sao assim.
Abraco,
Paulo
Dos estaleiros onde serão construídos os nossos novos ferries para o triângulo. Era interessante acompanhar essa construção, mas o site dos estaleiros deixa muito a desejar nesse aspecto.
Abraço,
Amigo Bruno, foi uma das razões que me levou a fazer este post, foi o facto de serem os mesmos estaleiros!
Abraço,
Manuel
5200 cv 60 t de traçao e a potencia do nereu ainda nao trabalhamos com ele de facil manobrabilidade vamos ver quando fizermos as primeiras manobras o comportamento foi pena nao serem construidos em portugal
Caro Visitante, obrigado pelo comentário, e pela informação.
De facto seria melhor se fosse construído em Portugal, mas estamos num mercado global e as empresas procuram as soluções mais vantajosas, se queremos exportar, também devemos aceitar a importação.
Os nossos estaleiros, também devem fazer algo para ganharem estes concursos, aliás nem sei se houve concorrentes portugueses.
abraço,
Manuel
e as comissoes
Enviar um comentário