sábado, 10 de novembro de 2012

Tenerife: Día Excepcional.

 Hoje  é um dia importante na história do porto de Santa Cruz não só pela visita de cinco grandes cruzeiros, (entre eles o ícone britânico QE2 de 345 mts de eslora), senão pela chegada de três grandes grúas desde Holanda para dar serviço no terminal de contêiners. Partiram no passado dia seis de Outubro do porto de Amsterdã com escala em Vigo para deixar uma das quatro gruas de 1400 tm de importância e 124 mts de altura.
 O temporal obrigou ao remolcador com seu ónus a refugiar no porto de Cádiz durante uma semana. A primeira foto é de sua chegada a Vigo (Javier JAC 2012) o resto de fotos são de sua chegada esta manhã a Tenerife.

 As três grúas gigantes permitirão operar simultaneamente no dique do Leste a dois navio de até 13.500 teus melhorando por tanto a capacidade portuária (ver croqui da AP Tenerife, a seta vermelha indica a nova localização das grúas gigantes). A captura de Google é de faz meses, na actualidade a obra está finalizada.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

2 comentários:

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Saez, mágnifico, espectacular, os porticos sobre a plataforma. O regresso do porto de Tenerife a este blog fica marcado da melhor forma e por aquelas imagens que me fascinam.
Um gran Saludo para o meu co-editor de Santa Cruz de Tenerife
Manolo

Paulo Farinha disse...

Agradeço a publicação destas imagens e respectivas informações. Gosto de acompanhar o desenvolvimento dos portos da Macaronésia.
Um abraço
Paulo Farinha