quarta-feira, 19 de junho de 2013

"Venus", o luxuoso yate de Steve Jobs, em escala no porto da Horta




© Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.
Fonte: Wikipédia
O luxuoso e vanguardista yate "Venus", chegou ontem ao porto da Horta, tendo atracado no terminal de passageiros daquele porto, onde já se encontrava o ferry "Express Santorini".
Não se pode falar deste yate sem falar do seu dono, ou melhor do homem que o encomendou mas que infelizmente já não assistiu à sua entrega, falamos obviamente desse grande homem, Steve Paul Jobs,  inventor e magnata americano, nascido em S. Francisco, California, a 24 de Fevereiro de 1955, que notabilizou-se como co-fundador da Apple Inc, e por revolucionar seis industrias, computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais.
Além da conhecida ligação à Apple, foi director executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar, e accionista individual máximo da Walt Disney Company.
Viria a falecer a 5 de Outubro de 2011 com 56 anos.
Este yate singular, ostentando o nome da Deusa romana do Amor, foi  idealizado pelo próprio Steve Jobs e pelo designer francês, Philippe Starck, tendo sido construído na Holanda e custado mais de 100 milhões de euros, sendo controlado por 7 computadores  iMac.
Na sua biografia, Steve Jobs, disse referindo-se à construção do navio o seguinte: "Sei que é possível que eu morra e deixe a Laurene com um barco meio-construído. Mas tenho de continuar com a obra. Se não o fizer, será o mesmo que admitir que já estou quase a morrer".
A quando da entrega do navio á familia de Steve Jobs, esta ofereceu a cada membro da empresa de construção naval, um cartão de agradecimento pelo trabalho feito, acompanhado de um iPod Shuffle com o nome do iate gravado no dorso.


Nome: Venus
Nº Imo: 1011836
Ind Chamada: ZGCS8
MMSI: 319327000
T.A.B./T.A.L.: 1876 tons / 562
D.W.T.: 231 tons
Ano de construção: 2012
Porto de registo: George Town
Bandeira: Cayman
Estaleiro: Jacht- Sheefswerf Gouwerok, nº 427
Lançado à água a 28 -10-2012
Comprimento:78,20 mts
Boca: 11,80 mts
Calado: 3 mts
Potência: 2 x MTU 16V4000M73 3481 hp
Velocidade de serviço: 20 nós
Operador: Vessel Safety Managment, USA.
"Estou procurando um lugar que necessite de muitas reformas e consertos, mas que tenha fundações sólidas. Estou disposto a demolir paredes, construir pontes e acender fogueiras. Tenho uma grande experiência, um monte de energia, um pouco dessa coisa de ‘visão’ e não tenho medo de começar do zero", Steve Paul Jobs.
Foto: Wikipédia

2 comentários:

Anónimo disse...

É Apple e não Aplle.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Anónimo, obrigado pelo alerta, está corrigido o erro!

Cumprimentos
Manuel