terça-feira, 15 de junho de 2010

N/M "Paulo da Gama" no estaleiro Naval Rocha

Duas fotos gentilmente enviadas pelo Amigo, Francisco Borgia, referentes à entrada hoje do "nosso" N/M "Paulo da Gama", na doca seca do estaleiro Naval Rocha, para reparação do hélice.
Copyright fotos: Francisco Borgia, Lisboa.

9 comentários:

barconauta_ disse...

Muito boas mesmo, até porque nesta doca que ele está não se consegue fotografar desde o exterior do estaleiro! Esta é a doca mais pequena do estaleiro e que fica mais no interior do mesmo. Por fora existem os edifícios do estaleiro que tapam a vista para o interior do mesmo.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Ricardo, felizmente o Amigo Francisco, que é gerente dos TMG lembrou-se de enviar estas fotos, tiradas no interior do estaleiro.
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Se não me engano a Naval Rocha tem 3 docas secas. A mais pequena, com cerca de 60 metros, não sei se ainda é utilizada. As outras duas estão uma ao lado da outra.
Um bom sítio para fotografar o estaleiro é o Jardim das Janelas Verdes, ao lado do Museu de Arte Antiga. No interior do próprio museu existe um jardim interessante para fotografar e ver navios.
Há muitos anos atrás tive a oportunidade de entrar no estaleiro para ver o TMP Aquarius em reparação e o Câmara Pestana que acabava de chegar da Madeira depois de encalhar no Caniçal.
Cumprimentos.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Mar da Palha, Obrigado pelo seu comentário, fiquei a saber algo mais.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

barconauta_ disse...

Mar da Palha, já tenho esse jardim que falou, situado dentro do museu, sinalizado. Só que tem de ser num dia que vala bem a pena, uma vez que as fotos tem de compensar o preço da entrada. Agora lá perto estão a fazer uma esplanada que penso que poderá ajudar em qualquer coisa nos ângulos das fotos, pelo menos para a doca principal.

Anónimo disse...

O Museu de Arte Antiga é grátis aos domingos e feriados de manhã. Vale a pena uma visita!
Nesses dias também é grátis o Panteão Nacional. E lá de cima também se pode fazer boas fotografias. Sempre e quando o contra-luz permita!
Curmprimentos.

barconauta_ disse...

Obrigado Mar da Palha, tenho conhecimento dessa situação, mas se reparar aos domingos nunca "caem" navios em Santa Apolónia! Vai-se lá saber porquê e depois o Panteão fecha às 17h e normalmente os navios saem às 18h, logo ali ficam logo comprometidas as saídas, mas que é um bom ponto de spotting isso é, sem dúvida. Tal como referenciou depende muito da luz.

Unknown disse...

A entrada que dá acesso ao jardim do Museu de Arte Antiga é a mesma que que serve a cafetaria, sendo esse acesso grátis a qualquer dia da semana. Basta entrar pela porta lateral do museu e dizer que vai à cafetaria.

É um belo sítio para almoçar ou tomar um café e apreciar a vista.

Cmpts
Lourenço

Manuel Bettencourt disse...

Caro Paulo Obrigado pelo comentário, util para quem vive em Lisboa, e para futuros visitantes, como eu.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel