domingo, 22 de março de 2009

Bencomo Express

Começo talvez pelo fim para dizer que a opinião de vária pessoas com conhecimentos, experiência e formação nesta área ( eu não tenho) é que dado as suas características técnicas este navio não seria adequado ao mar dos Açôres. Com ondulação de mais de 4 metros não opera com comodidade para os seus passageiros, o que acontece cerca de 10 dias por ano Santa Cruz - Agaete.
O ferry catamaran Bencomo Express pertence á frota da Fred Olsen, SA ( antigo armador do ferry Bajamar) o seu nome têm origem num antigo Rei Guanche da ilha de Tenerife que viveu antes da colonização pelos Castellanos, é um catamaran do tipo Fast Ferry Wavepiercing Ro-Pax construido na Australia pela Incat Tasmania Pty Lda. no ano de 1999,comprimento 95,47 mts, 26,20 mts de boca, calado de 4,01 mts, possui uma força motriz fornecida por 4 motores Caterpillar de 38 516 cv o que lhe permite atingir uma velocidade de serviço com 500 tons de carga de 38 nós e sem carga pode atingir os 46,7 nós,têm uma capacidade de carga de 330 metros lineares equivalentes a 27 trailers ou 271 carros, possui ainda 2 estabilizadores á proa e 2 á popa afim de assegurar um total conforto aos seus 891 passageiros de lotação.
O Bencomo Express opera nas Ilhas Canárias entre Santa Cruz de Tenerife e Agaete - Gran Canária na companhia do seu irmão gemeo Bentago Express. Post efectuado com a amável colaboração do amigo António Sáez, Tenerife.
Fonte: Fred Olsen, SA; Incat Tasmania.
(©) Copyright fotos:António Sáez, Tenerife

Sem comentários: