Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

N/M "Sete Cidades", enfrentando a tempestade




© Copyright fotos: Mário Silva, Terceira.
Uma espetacular sequência de fotos da autoria do amigo e colaborador deste blog, Mário Silva, relativas ao navio porta-contentores, "Sete Cidades", do armador português, Transinsular, enfrentando a tempestade hoje ao largo da ilha Terceira. O navio deu entrada hoje no porto da Praia da Vitória ao inicio da tarde, depois de uma  primeira tentativa  efetuada pela manhã. 
De referir que para além do forte temporal que assola desde alguns dias os Açores e, consequentemente a operação dos navios, outra "tempestade" que assola o porto de Lisboa, neste caso sindical, está a afectar fortemente a programação dos navios porta-contentores que asseguram a  ligação fundamental deste arquipélago ao continente português, Madeira e resto do mundo, e consequentemente a economia das ilhas.
Nome: SETE CIDADES.
Tipo: Porta Contentores e Carga Geral.
IMO: 9150432.
Indicativo: CSAJ.
MMSI: 263755000.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Lisboa.
Matricula: J-424.
Donos e Operadores: Transinsular- Lisboa, Portugal.    
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1999.
Data de Entrada ao Activo: 12/1999.
Estaleiro: Estaleiros Navais de Viana do Castelo S.A.- Viana do Castelo, Portugal. Casco#205.
Comprimento Fora a Fora: 100,60 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 93,00 metros.
Boca: 16,50 metros.
Pontal: 8,00 metros.
Calado: 6,31 metros.
Deslocamento: 7,342 toneladas.
Arqueação Bruta: 3,979 toneladas.
Arqueação Liquida: 1,941 toneladas.
Porte Bruto: 4,969 toneladas.
Numero de Tripulantes: 12.
Gruas: 2X 40,00 toneladas.
Potencia de Maquina Principal: 3,472 kw (4,721 hp), 600,00 rpm. 1 hélice CP, 162,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 15,70 nos.
Potencia de Maquinas Auxiliares: 1,110 kw.
Potencia de Geradores Auxiliares: 1,180 kw.
Potencia de Thruster: 350,00 kw (476,00 bhp).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto Boston, EUA.




5 comentários:

Fradigas disse...

Cancelada a escala desta semana em S.Jorge pelo que ouvi dizer! O mau tempo no seu pior. Boas festas!

CAP CRÉUS disse...

Boas fotos!
Obrigado pela partilha.

O que se passa em Lisboa, não vai ter bom fim. Vai estoirar e à grande com aquilo.

antonio sáez disse...

Magnífica secuencia de fotos !

tiago matos disse...

Tava bom prós sargos :)

F. Henriques disse...

Amigo Manuel estas fotos falam por si , o tempo estava mau mas o que me leva a comentar é o tempo e mar para amanhã quarta-feira dia 23 os ventos e ondulação são de oeste e os TMG mais certo o navio Paulo da Gama não escalar o Porto da Calheta pois se estivesse em Velas um porta contentores o nosso cais da Calheta estaria operacional como já aconteceu . Feliz Natal para o meu amigo e amigos do seu e nosso blog do Porto da Graciosa.