quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

N/M "Paulo da Gama", enfrentando forte ondulação



Hoje os TMG, efectuaram com o navio "Paulo da Gama", a 2ª de três viagens previstas à nossa ilha esta semana, tentando desta forma repor a normalidade no abastecimento de determinados produtos, como são o caso do gás, cimento, rações, etc. O "Paulo da Gama", durante a sua operação de descarga, foi sendo fustigado pela ondulação que gradualmente ia aumentando, atingindo o limite do praticável, quando esta rodou e ficou fronteira ao porto (Leste), ai o navio teve mesmo que sair, enfrentado como podemos ver no pequeno vídeo, forte ondulação no interior do porto. No gráfico da bóia ondógrafa do projecto Climaat, podemos ver a evolução da ondulação.
Enquanto escrevo este post,  tenho no pensamento a tripulação, que por estas horas enfrenta uma dura viagem até à ilha Terceira, estando a sua chegada  apenas prevista para as 8 horas de amanhã, depois de aproximadamente 18 horas de viagem.
Tempo para reflectir sobre sobre uma frase atribuída a Platão "Há três tipos de homens, os vivos, os mortos e os que andam no mar".
(©) Copyrights fotos 1ª, 2ª e vídeo: MM Bettencourt, Graciosa.; 3ª imagem do Projecto Climaat.

6 comentários:

José Castro disse...

Ora viva Caro Manuel,belas fotos e vídeo.
Pois é verdade só quem lá anda ou andou pode avaliar a vida das Gentes do Mar,pena é que nunca foram nem são ainda hoje devidamente reconhecidos os seus esforços e dificuldades...
Aproveito para desejar um Feliz Natal e tudo de bom que mais desejar.
Saudações marinheiras.
José Castro

Manuel Bettencourt disse...

Caro José Castro, é com prazer que o vejo por aqui, como é um homen do mar compreenderá melhor do que eu as dificuldades dessa vida.
Eu é mais navegação na Internet, mas respeito muito quem anda no mar. Vou-lhe contar uma pequena história que habituei-me a ouvir do meu Padrinho ( padrasto): Na casa dele ( agora de minha mãe) no hall de entrada está escrito "Graças a Deus", quem o escreveu foi o padrinho dele um homen que andou embarcado, um dia o navio naufragou, ficaram alguns no bote esperando por se salvarem, felizmente acabaram por encontrar terra, no meio de tanto sofrimento ele prometeu que antes de entrar na sua casa entraria em todas as igrejas e ermidas da ilha, e depois escreveria "Graças a Deus" por se ter salvo, dai a razão destas palavras à entrada da casa, ainda hoje lá estão e por mim nunca irão ser apagadas.
Também lhe quero Desejar Um Santo e Feliz Natal, e extensivo à sua familia, e um Ano de 2011, com Saude e Paz.
Abraço,
Manuel

Emanuel Sousa disse...

Caro amigo Manuel mais uma vez parabens pelas fotos e video que nos dão uma pequenissima ideia do que devem estar a passar a tripulação do Paulo da Gama na altura que estou a comentar.
Gostava que, se este comentario fosse visto por algum membro da tripulação, como residente nesta ilha, agradecer-lhes o trabalho que tem feito por nos até mesmo em momentos como estes colocando a sua vida á prova.

Com os melhores comprimentos: Emanuel Sousa

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Emanuel, Obrigado pelo teu comentário, diz bem ás vezes todos nós criticamos os transportes marítimos, mas esqucêmo-nos que há gente que faz sacrificios para assegurar o abastecimento da ilha.
Infelizmente, ninguem hoje dirá em nenhum orgão de comunicação social que o Paulo da Gama e a sua tripulação fizeram pela ilha, se fosse um cancelamento por mau tempo, ai já valia a pena. Dá-se mais valor ás coisas negativas do que ás positivas.
Um Abraço para ti e para a tripulação do Paulo da Gama.
Manuel

simão bessa disse...

Belo vídeo,de facto nesse dia estava muito mau tempo.
Um feliz Natal e as melhoras para a Graciosa.
Abraço,Simão.

Manuel Bettencourt disse...

Boas Simão, o Paulo da Gama saiu do porto da Graciosa ontem ás 14:30 e chegou à Terceira hoje pelas 10:15, um viagem bem longa.
Um Bom natal para ti e Bom Ano de 2011,
Cumprimentos,
Manuel