Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ferry Atlântida











Agradeço as fotos ao meu amigo Rui Carvalho




terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bourbon Orca X-BOW

Vai uma corridinha ?

Ulstein X-BOW







Uma concepção diferente, estes navios são construídos pelo Ulstein Group na Noruega, as suas proas baseadas em antigas embarcações foram a inspiração do seu designe ( Ulstein X -Bow ) .
O construtor afirma haver vários benefícios desta concepção entre eles a redução do consumo de combustível,uma maior protecção da carga etc. Link http://www.ulsteingroup.com/kunder/ulstein/cms66.nsf



domingo, 25 de janeiro de 2009

Miniatura do navio Paulo da Gama




Se gostas de modelismo naval, e gostavas de ter uma réplica exacta do navio Paulo da Gama da empresa TMG,Lda. poderás encontrar o kit do navio á escala de 1:50 na loja de modelismo http://www.modelslipway.com/ onde também se pode ler que este navio foi construído na republica Democrática da Alemanha e que foram construídos mais de trinta navios idênticos para serviço no mar do norte.

Na comparação das imagens existe uma pequena alteração no Paulo da Gama ,que é a grua da proa, mas segundo informação do gerente dos TMG, Lda. que me confirmou o local de nascimento do Paulo da Gama, a grua da proa é uma alteração que foi feita posteriormente. Não é fácil encontrar uma réplica de um navio que todos conhecemos e que opera no porto da Graciosa.



sábado, 24 de janeiro de 2009

N/T TOM ELBA o navio que faz "andar" a Graciosa


O N/T Tom Elba atracou hoje no Porto da Graciosa ás 08:10, e largou ás 14:30 tendo ficado resolvido o problema da falta de gasóleo na ilha.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Um navio importante durante as obras

video

O Ponta da Barca, da empresa TMG, foi de grande importância durante as obras do porto. Transportou contentores, carga geral, máquinas e o combustivel. Aqui, fica um pequeno video de uma dessas operações de descarga.