Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

domingo, 15 de novembro de 2015

Navio escola, "Picton Castle", nas Flores












 © Copyright fotos: Tito Nóia, Flores.

O veleiro, "Picton Castle" é um navio escola de três mastros que tem a sua base em Lunenburg, Nova Escócia, Canadá.  Conhecido pelas viagens de treino de vela, e de aventura ao redor do mundo. O navio apenas completou sua sexta viagem de circum-navegação na Primavera deste ano e está atualmente em uma viagem transatlântica. Um número muito limitado de lugares estão disponíveis para 2ª Etapa do Transatlantic Voyage que começa em janeiro 2016, nas Ilhas Canárias e termina em  abril de 2016 em Lunenburg. Não é necessário qualquer experiência de vela, apenas um coração forte disponível para a aventura.

O "Picton Castle", fez escala  nos Açores hoje, mais concretamente no porto das Lajes, ilha das Flores, primeira paragem depois 15 dias de navegação desde Lunenburg. Segundo a publicação na página oficial no facebook, a tripulação dá conta de uma recepção calorosa por parte dos florentinos, tendo o navio estado aberto ao público esta tarde.

O meu Agradecimento, ao amigo, Tito Nóia pela partilha da bela reportagem fotográfica.

Nome: PICTON CASTLE.
Tipo: Navio Escola.
IMO: 5375010.
Indicativo: E5WP.
MMSI: 518000019.
Bandeira: Ilhas Cook.
Porto de Registo: Avatiu.
Numero Oficial: 14250.
Donos e Operadores: Windward Isles Sailing Ship Co. Ltd.- Lunenburg, Nova Scotia, Canada.
Classe: Lloyd's Register.
Ano de Construção: 1928.
Estaleiro: Cochrane & Sons Ltd.- Selby, Inglaterra, Reino Unido.- Casco#1031.
Comprimento Fora a Fora: 53,65 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 45,10 metros.
Boca: 7,30 metros.
Calado: 4,45 metros.
Arqueação Bruta: 284,00 toneladas.
Arqueação Liquida: 85,00 toneladas.
Porte Bruto: 284,00 toneladas.
Numero de Tripulantes: 44.
Potencia de Maquina: 508,00 kW (691,00 hp). 1 helice FP.
Velocidade de Serviço: 10,50 nos.
Nomes Anteriores: Picton Castle (10/1928-1955), Tetys (1955-1960), Utstraum (1960-1970), Steinfrost (1970-1973), Bergfrost (1973-1981), Tunstein (1981-1984), Dolmar (1984-04/1994).
Transformado de Traineira em Navio de Carga Geral em 1957. Transformado de Navio de Carga Geral em Draga em 1978. Transformado de Draga em Navio Escola em Agosto de 1997.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.



3 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Tanta viagem de Navio e nunca fiz algo deste género numa barcoita destas.
Muita pena.

Manuel Bettencourt disse...

Boa tarde amigo,

Nunca é tarde!

Abraço
Manuel

CAP CRÉUS disse...

AHAH!
Agora é muito complicado com a tropa toda. :-)
É arranjar alternativas igualmente satisfatórias.
Abraço