Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

N/D "Dragocidental" a seco na Praia da Vitória

Navio draga, "Dragocidental", a seco no porto da Praia da Vitória, no dia 25  de Fevereiro.  O elevador deste porto, vai coleccionando alguns clientes, dando vida a um sector que pode e deve ser explorado.
Nome: DRAGOCIDENTAL.
Tipo de Embarcação: Draga de Sucção.
IMO: 8733328.
Indicativo: CSYN4.
MMSI: 204671360.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Santa Cruz das Flores.
Matricula: SF-16-AL.    
Ano de Construção: 1974.
Pais de Construção: Reino Unido.
Comprimento Fora a Fora: 30,50 toneladas.
Boca: 7,92 toneladas.
Pontal: 2,61 metros.
Arqueação Bruta: 154,00 toneladas.
Arqueação Liquida: 46.00 toneladas.
Potencia de Maquina: 328,00 kw (440,00 hp). 1 helice. 
Nomes Anteriores: Magheraglar (1974-2005) e Marigot Bay (2005-2010).
Transformado de Funil de Carga/Draga em Embarcação de Pesca em Janeiro de 2005. Transformado de Embarcação de Pesca em Draga de Sucção em 2010.
Ex Mareocidental.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.

 O Chefe, José Lima, sorridente, com capacete e colete de alta visibilidade, muito bem! 

Programa da RTP-A, "Prova das Nove", debateu os transportes marítimos



O programa da RTP-Açores, "Prova das Nove", contou com a presença da Drª Demecília Freire, uma pessoa com vasta experiência na área dos transportes marítimos. Convido os visitantes deste blogue a assistir ao vídeo e a comentar.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Navio de cruzeiros, "Hamburg", em Santa Maria





© Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria
Navio de cruzeiros, "Hamburg", fotografado hoje em Santa Maria pelo Amigo Mário Silva. O navio operado pela alemã, Plantours & Partner Kreuzfahrten, continua o seu périplo por algumas ilhas açorianas, intitulado "Um Tributo aos Açores".
 Nome: HAMBURG.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro. 
IMO: 9138329. 
Indicativo: C6OX6. 
MMSI: 309908000. 
Bandeira: Bahamas. 
Porto de Registo: Nassau.
Matrícula: 730513.
Operadores: Plantours & Partner GmbH- Bremen, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd. 
Ano de Construção: 1997. 
Data de Entrada ao Activo: 17/06/1997. 
Estaleiro: MTW Schiffswerft GmbH- Wismar, Alemanha. Casco#451. 
Comprimento Fora a Fora: 145,00 metros. 
Comprimento entre Perpendiculares: 125,20. 
Boca: 21,50 metros. 
Pontal: 13,25 metros. 
Calado: 5,10 metros.
Deslocamento: 9,022 toneladas. 
Arqueação Bruta: 15,067 toneladas. 
Arqueação Líquida: 5,092 toneladas. 
Porte Bruto: 1,378 toneladas. 
Número de Convés: 6. Numero de Cabines: 205. Numero de Camas: 423. Numero de Tripulantes: 170.            
Potência de Maquinas: 10.560 kw (14,356 hp). 2 hélices CP, 200,00 rpm. 
Velocidade de Serviço: 18,00 nos 
Potência de Geradores Auxiliares: 7,440 kw. 
Potência de Thrusters: 3,500 kw (4,758 bhp). 
Nome Anterior: C. Columbus (1997-05/2012).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA


sábado, 21 de fevereiro de 2015

"Saga Sapphire", no Porto da Horta






© Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.
Navio de cruzeiros, "Saga Sapphire", fotografado hoje no porto da Horta pelo Amigo Miguel Nóia.
 Nome: SAGA SAPPHIRE.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 7822457.
Indicativo: 9HOF8.
MMSI: 256208000.
Bandeira: Malta.
Porto de Registo: Valletta.
Matrícula: 7822457.
Operadores: Saga Cruises Ltd.- Folkestone, Inglaterra, Reino Unido.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 1981.
Data de Entrada ao Activo: 06/12/1981.
Estaleiro: Bremer Vulkan AG- Bremen, Republica Federal Alemã. Casco#1001.
Comprimento Fora a Fora: 199,63 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 175,19 metros.
Boca Máxima: 28,55 metros.
Pontal: 12,98 metros.
Calado: 8,42 metros.
Altura: 47,84 metros.
Deslocamento: 26,771 toneladas.
Arqueação Bruta: 37,049 toneladas.
Arqueação Líquida: 13,555 toneladas.
Porte Bruto: 5,168 toneladas.
Número de Convés: 12, 10 para passageiros. Número de Cabines: 374. Número de Camas: 752. Número de Tripulantes: 406.
Potência de Máquinas: 21,270 kW (28,918 hp), 130,00 rpm. 2 hélices FP, 130,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 21,00 nos.
Potência de Geradores Auxiliares: 12,340 kw.
Número de Thrusters: 1. Potência Desconhecida. 
Nomes Anteriores: Europa (12/1981-07/1999), Superstar Europe (07/1999-11/1999), Superstar Aries (11/1999-05/2004), Holiday Dream (05/2004-04/2008), Bleu De France (04/2008-02/2012).  
 Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.


Segunda escala semanal do "Hamburg", na Praia da Vitória


Canal YouTube de : Rui Carvalho.
Registo da segunda escala nesta semana do paquete "HAMBURG", desta vez com melhor tempo.
Escala anterior, ver AQUI!

Procedimentos de segurança de carga e descarga de navios.


Um interessante vídeo sobre segurança!
Fonte: Estivadores de Aveiro.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

"SAGA SAPPHIRE", de regresso ao porto da Praia da Vitória




© Copyright fotos: Cte Miguel Conceição; Cte Rui Carvalho, Terceira.
© Copyright texto: Cte Rui Carvalho, Terceira.
O paquete "SAGA SAPPHIRE" tornou-se por direito próprio um visitante Habitué do porto da Praia da Vitória, e para esse estatuto que muito nos honra, colabora de forma decisiva as suas duplas escalas anuais(ver aqui) e (aqui). Pena não serem à dúzia! Visitaram-nos no dia de hoje 606 passageiros, todos britânicos, e 428 tripulantes de variadas nacionalidades, bem vindos!
Nome: SAGA SAPPHIRE.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 7822457.
Indicativo: 9HOF8.
MMSI: 256208000.
Bandeira: Malta.
Porto de Registo: Valletta.
Matrícula: 7822457.
Operadores: Saga Cruises Ltd.- Folkestone, Inglaterra, Reino Unido.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 1981.
Data de Entrada ao Activo: 06/12/1981.
Estaleiro: Bremer Vulkan AG- Bremen, Republica Federal Alemã. Casco#1001.
Comprimento Fora a Fora: 199,63 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 175,19 metros.
Boca Máxima: 28,55 metros.
Pontal: 12,98 metros.
Calado: 8,42 metros.
Altura: 47,84 metros.
Deslocamento: 26,771 toneladas.
Arqueação Bruta: 37,049 toneladas.
Arqueação Líquida: 13,555 toneladas.
Porte Bruto: 5,168 toneladas.
Número de Convés: 12, 10 para passageiros. Número de Cabines: 374. Número de Camas: 752. Número de Tripulantes: 406.
Potência de Máquinas: 21,270 kW (28,918 hp), 130,00 rpm. 2 hélices FP, 130,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 21,00 nos.
Potência de Geradores Auxiliares: 12,340 kw.
Número de Thrusters: 1. Potência Desconhecida. 
Nomes Anteriores: Europa (12/1981-07/1999), Superstar Europe (07/1999-11/1999), Superstar Aries (11/1999-05/2004), Holiday Dream (05/2004-04/2008), Bleu De France (04/2008-02/2012).  
 Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.

N/T "Chem Daisy", no porto das Lajes, Flores


© Copyright fotos: Mário Sousa Lima, Terceira.
 Fotos relativas à amarração esta manhã dia 20 de fevereiro do navio tanque "Chem Daisy", no porto das Lajes, ilha das Flores. Um agradecimento  pela atenção dispensada pelos colegas do Porto das Lajes, o Sr. Carlos, o Tiago, e o Roberto. © Texto: Mário Sousa Lima, Terceira.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Luís Quintanilha vai assumir a presidência da Atlânticoline

O Eng. Luís Quintanilha, Director Regional dos Transportes, vai ser, a partir do dia 1 de Março, o novo presidente da Atlânticoline, substituindo no cargo Dr. Carlos Reis.

Presidente da Atlânticoline, renuncia ao cargo

Na sua edição de hoje o jornal, "Açoriano Oriental", refere que o Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, Dr. Carlos Reis, apresentou a sua renuncia, estando de saída da empresa pública no final do corrente mês.
O Dr. Carlos Reis, assumiu o "comando", da empresa em 2010, e tinha sido recentemente reconduzido no cargo até 2017. 
Na sua presidência, desta-se a construção dos dois ferrys, que operam no triângulo, "Mestre Simão", e "Gilberto Mariano", processo que não registou as habituais derrapagens financeiras.  "Herdou" o famoso processo, "Atlântida", e deu inicio ao processo dos novos ferrys que ainda não está concluído.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

"Furnas", de regresso a Santa Maria





 O porto de Vila do Porto depois de receber o, "Ponta do Sol", o "Sete Cidades", recebeu agora o "Furnas", fazendo lembrar o ditado popular, "Não há duas sem três!".
Com o regresso do, "Furnas", deverá voltar a "normalidade" ao porto mariense, uma vez que este é o "Dono" desta escala. Ainda sobre o "Furnas", de referir, que as "previsões astrais" colocam-no novamente na Graciosa na primeira viagem de Março, cá o espero!
 © Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Navio de cruzeiros, "Hamburg", hoje no Porto da Praia da Vitória




© Copyright fotos: Cte Miguel Conceição; Cte Rui Carvalho, Terceira.
Navio de cruzeiros, "Hamburg", fotografado hoje no porto da Praia da Vitória, em dia de nevoeiro!

"NEVOEIRO"

Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer -
Brilho sem luz e sem arder,
Como o que o fogo-fátuo encerra.

Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...
É a Hora!
Valete, Frates

in "Mensagem", Fernando Pessoa 

Nome: HAMBURG.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro. 
IMO: 9138329. 
Indicativo: C6OX6. 
MMSI: 309908000. 
Bandeira: Bahamas. 
Porto de Registo: Nassau.
Matrícula: 730513.
Operadores: Plantours & Partner GmbH- Bremen, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd. 
Ano de Construção: 1997. 
Data de Entrada ao Activo: 17/06/1997. 
Estaleiro: MTW Schiffswerft GmbH- Wismar, Alemanha. Casco#451. 
Comprimento Fora a Fora: 145,00 metros. 
Comprimento entre Perpendiculares: 125,20. 
Boca: 21,50 metros. 
Pontal: 13,25 metros. 
Calado: 5,10 metros.
Deslocamento: 9,022 toneladas. 
Arqueação Bruta: 15,067 toneladas. 
Arqueação Líquida: 5,092 toneladas. 
Porte Bruto: 1,378 toneladas. 
Número de Convés: 6. Numero de Cabines: 205. Numero de Camas: 423. Numero de Tripulantes: 170.            
Potência de Maquinas: 10.560 kw (14,356 hp). 2 hélices CP, 200,00 rpm. 
Velocidade de Serviço: 18,00 nos 
Potência de Geradores Auxiliares: 7,440 kw. 
Potência de Thrusters: 3,500 kw (4,758 bhp). 
Nome Anterior: C. Columbus (1997-05/2012).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA

sábado, 14 de fevereiro de 2015

"SETE CIDADES" regressa a Vila do Porto










© Copyright texto e fotos: Mário Silva Santa Maria.
Vila do Porto recebeu no espaço de uma semana, dois navios que  frequentaram este porto por diversas vezes em carreiras regulares, o "PONTA DO SOL", que  atracou no dia 07 devido a uma avaria no "FURNAS", e quando menos se esperava o "SETE CIDADES" fez-nos este brilharete atracando hoje (13.00) para descarregar quatro contentores de gado vivo, zarpou às 13.45 com destino ao Caniçal.
Nome: SETE CIDADES.
Tipo: Porta Contentores e Carga Geral.
IMO: 9150432.
Indicativo: CSAJ.
MMSI: 263755000.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Lisboa.
Matricula: J-424.
Donos e Operadores: Transinsular- Lisboa, Portugal.    
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1999.
Data de Entrada ao Activo: 12/1999.
Estaleiro: Estaleiros Navais de Viana do Castelo S.A.- Viana do Castelo, Portugal. Casco#205.
Comprimento Fora a Fora: 100,60 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 93,00 metros.
Boca: 16,50 metros.
Pontal: 8,00 metros.
Calado: 6,31 metros.
Deslocamento: 7,342 toneladas.
Arqueação Bruta: 3,979 toneladas.
Arqueação Liquida: 1,941 toneladas.
Porte Bruto: 4,969 toneladas.
Numero de Tripulantes: 12.
Gruas: 2X 40,00 toneladas.
Potencia de Maquina Principal: 3,472 kw (4,721 hp), 600,00 rpm. 1 helice CP, 162,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 15,70 nos.
Potencia de Maquinas Auxiliares: 1,110 kw.
Potencia de Geradores Auxiliares: 1,180 kw.
Potencia de Thruster: 350,00 kw (476,00 bhp).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto Boston, EUA.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Horários- Atlânticoline 2015



 Já se encontram disponíveis no site da Atlânticoline os horários dos ferrys para a operação 2015 que tem inicio a 7 de Maio e termina a 27 de Setembro. Em 2015 voltamos a contar novamente com os navios, "Express Santorini" e "Hellenic Wind". VER AQUI Horários (PDF).