Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O "Furnas", o "Madeiro", e o arco-íris

© Copyright foto: Mário Lima, Praia da Vitória.
Uma bela imagem obtida ontem no porto da Praia da Vitória, pelo colega e amigo, Mário Lima. Na foto destaque para um belo arco-íris envolvendo  o navio porta-contentores, "Furnas", e o navio tanque, "Madeiro".

sábado, 24 de outubro de 2015

Regresso do paquete "ALBATROS" ao porto da Praia da Vitória




© Copyright texto e fotos e gráficos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Registo do regresso do paquete ALBATROS ao porto da Praia da Vitória. Num itinerário de 27 dias que incluí três escalas nos Açores, ontem visitou a Horta, amanhã visita Ponta Delgada. A sua última escala foi a 11 de Outubro de 2013 (ver aqui), sendo que os céus azuis desta vez favoreceram os 732 passageiros que passearam por toda a ilha lilás.

Nome: ALBATROS.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 7304314.
Indicativo: C6CN4.
MMSI: 308784000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Número Oficial: 710768.
Donos: V Ships Leisure SAM- Mónaco-Ville, Mónaco.
Operadores: Phoenix Reisen- Bonn, Alemanha.
Classe: Det Norske Veritas.
Ano de Construção: 1973.
Data de Entrega: 16/11/1973.
Estaleiro: Oy Wartsila Ab- Helsinquia, Finlandia.- Casco#397.
Comprimento Fora a Fora: 205,46 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 169,72 metros.
Boca Máxima: 27,00 metros.
Pontal: 18,80 metros.
Calado: 7,55 metros.
Altura: 46,60 metros.
Arqueação Bruta: 28,518 toneladas.
Arqueação Liquida: 10,962 toneladas.
Porte Bruto: 5,936 toneladas.
Número de Cabines: 442. Número de Camas: 1,000. Número de Tripulantes: 380.
Potência de Máquinas: 17,400 kW (23,656 hp). 2 hélices CP.
Velocidade de Serviço: 18,50 nós.
Potência de Geradores Auxiliares: 6,744 kw.
Número de Thrusters: 2 - 1200 kw
Nomes Anteriores: Royal Viking Sea (1973-11/1991), Royal Odyssey (11/1991-1997), Norwegian Star (1997-2001), Norwegian Star 1 (2001-05/2002), Crown (05/2002-03/2004).
Aumentado em 1983.
 Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.




Acidente com barcaça na China

"Albatros", na Horta - Reportagem fotográfica de Miguel Nóia






© Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.
 Uma reportagem fotográfica da autoria do amigo Miguel Nóia, relativa à escala ontem no porto da Horta do navio de cruzeiros, "Albatros". 
Nome: ALBATROS.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 7304314.
Indicativo: C6CN4.
MMSI: 308784000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Numero Oficial: 710768.
Donos: V Ships Leisure SAM- Monaco-Ville, Monaco.
Operadores: Phoenix Reisen- Bonn, Alemanha.
Classe: Det Norske Veritas.
Ano de Construção: 1973.
Data de Entregue: 16/11/1973.
Estaleiro: Oy Wartsila Ab- Helsínquia, Finlândia.- Casco#397.
Comprimento Fora a Fora: 205,46 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 169,72 metros.
Boca Máxima: 27,00 metros.
Pontal: 18,80 metros.
Calado: 7,55 metros.
Altura: 46,60 metros.
Arqueação Bruta: 28,518 toneladas.
Arqueação Liquida: 10,962 toneladas.
Porte Bruto: 5,936 toneladas.
Numero de Cabines: 442. Numero de Camas: 1,000. Numero de Tripulantes: 380.
Potencia de Maquinas: 17,400 kW (23,656 hp). 2 hélices CP.
Velocidade de Serviço: 18,50 nos.
Numero de Maquinas Auxiliares: 6. Potencia Desconhecida.
Potencia de Geradores Auxiliares: 6,744 kw.
Numero de Thrusters: 2. Potencia Desconhecida.
Nomes Anteriores: Royal Viking Sea (1973-11/1991), Royal Odyssey (11/1991-1997), Norwegian Star (1997-2001), Norwegian Star 1 (2001-05/2002), Crown (05/2002-03/2004).
Aumentado em 1983.
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA




quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Foto do dia - "Norwegian Epic", em Lisboa

© Copyright foto: Rui Minas Agostinho, Lisboa.
Foto do dia, obtida pelo amigo Rui Agostinho, relativa ao navio de cruzeiros, "Norwegian Epic"  atracado em Lisboa.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

domingo, 18 de outubro de 2015

"Madison Maersk", com um record de 17 152 teus (vídeo)


O porta-contentores, "Madison Maersk", um dos Triple -E da frota da Maersk Line, zarpou no dia 8 de Outubro do APMT Maasvlakte II, no porto de Roterdão com um record de 17.152 Teus, carregados. Fantástico!

Desencalhe do petroleiro, "TOKYO SPIRIT" em Cascais

© Copyright texto e foto: Autoridade Marítima Nacional
Estão concluídas com sucesso as ações de remoção do navio mercante TOKYO SPIRIT que encalhou ontem, dia 17 de outubro, a menos de uma milha a sul de Cascais, com 20 tripulantes a bordo.

sábado, 17 de outubro de 2015

Petroleiro encalhado em Cascais

Captura : MarineTraffic
Pesquisa de dados técnicos: Paulo peixoto, Boston.
O Navio tanque, "Tokio Spirit", com 274 metros de comprimento e 48 de boca, está encalhado em Cascais. O navio  a bordo 22 tripulantes.
Nome: TOKYO SPIRIT.
Tipo: Oleo Crude.
IMO: 9296377.
Indicativo: C6CE9.
MMSI: 311000453.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Numero Oficial: 7000849.
Donos e Operadores: Teekay Marine Singapore- Singapura.
Classe: Lloyd's Register.
Ano de Construção: 2006.
Estaleiro: Universal Shipbuilding Corp.- Tsu, Japao.- Casco#019.
Comprimento Fora a Fora: 274,20 metros.
Boca Máxima: 48,03 metros.
Calado: 15,98 metros.
Arqueação Bruta: 78,845 toneladas.
Porte Bruto: 149,996 toneladas.
Numero de Tripulantes: 16.
Potencia de Maquina: 16,440 kW (22,352 hp), 94,00 rpm. 1 helice FP, 94,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 15,40 nos.
Potencia de Maquinas Auxiliares: 2,893 kw.
Numero de Caldeiras: 2.
Potencia de Geradores Auxiliares: 2,400 kw.
Nomes Anteriores: Navigator (04/2006-12/2013), Princimar Loyalty (12/2013-10/2015).

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Rebocador da Marinha Francesa, "Malabar",no porto da Horta






© Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.

Registo fotográfico da autoria do amigo, Miguel Nóia, relativo à escala ontem no porto da Horta do rebocador da Marinha Francesa, "Malabar".
Nome: MALABAR.
Tipo: Rebocador.
Indicativo: A664.
Bandeira: França
Porto de Registo: Brest.
Donos: Governo Francês.- Paris, França.
Operadores: Marinha Francesa- Paris, França.
Ano de Construção: 1976.
Estaleiro: Oelkers Shipyard- Hamburgo, Alemanha.
Data de Lançamento: 16/04/1975.
Data de Entrada ao Serviço: 03/02/1976.
Comprimento Fora a Fora: 51,00 metros.
Boca: 11,50 metros.
Calado: 6,00 metros.
Deslocamento: 925,00 toneladas.
Porte Bruto: 1,440 toneladas.
Tracção Fixa: 60,00 toneladas.
Potencia de Maquinas: 3,380 kw (4,600 hp). 1 hélice FP.
Velocidade Máxima: 14,00 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 730,00 kw.
Guarnição: 2 Oficiais, 24 Suboficiais.
Armamento: 2 Metralhadoras de 12,7 milímetros.
 Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston EUA.

N/M "Ponta do Sol", fundeado na Horta

© Copyright foto: Miguel Nóia, Faial.
N/M "Ponta do Sol", fundeado na Horta, ontem dia 14 de Outubro. Um registo do amigo Miguel Nóia.

Navio de cruzeiros, "Balmoral", em Ponta Delgada




© Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.
Registo fotográfico da autoria do amigo António Simas, relativo à escala hoje no porto de Ponta Delgada do navio de cruzeiros, "Balmoral".
Nome: BALMORAL.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro. 
IMO: 8506294.
Indicativo: C6II4.
MMSI: 308785000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Numero Oficial: 715948.
Operadores: Fred Olsen Cruise Lines, Ltd.- Ipswich, Inglaterra, Reino Unido.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1988.
Data de Entregue: 08/06/1988.
Estaleiro: Josef L. Meyer GmbH & Co.- Papenburg, Alemanha. Casco#616.
Comprimento Fora a Fora: 217,91 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 186,01 metros.
Boca Máxima: 32,30 metros.
Pontal: 15,22 metros.
Calado: 7,25 metros.
Arqueação Bruta: 43,537 toneladas.
Arqueação Liquida: 19,985 toneladas.
Porte Bruto: 5,186 toneladas
Numero de Convés: 10. Numero de Cabines: 738. Numero de Camas: 1,400. Numero de Tripulantes: 500.
Potencia de Maquinas: 21,300 kw (28,960 hp), 400,00 rpm & 720,00 rpm .. 2 hélices CP, 130,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 22,50 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 10,000 kw.
Numero de Thrusters: 2.
Nomes Anteriores: Crown Odyssey (1988-1996), Norwegian Crown (1996-2000), Crown Odyssey (2000-2003), Norwegian Crown (2003-2008).  
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.

N/M "Tuperna", no porto da Praia da Vitória




© Copyright fotos e texto: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Nota: Escala dia 12 Outubro.
Registo fotográfico da escala do pequeno navio de carga geral "TUPERNA" na sua escala de estreia no porto da Praia da Vitória. Fez uma longa viagem desde Abidjan - Costa do Marfim - só para descarregar 2790 toneladas de sêmea de trigo para os fabricantes de rações UNICOL e TERCEIRENSE RAÇÕES. Ficará a noite a descansar e amanhã seguirá o seu destino, para já desconhecido.
Nome: TUPERNA.
Tipo: Carga Geral.
IMO: 9375874.
Indicativo: V2BT7.
MMSI: 304924000.
Bandeira: Antigua e Barbuda.
Porto de Registo: St. John's.
Número Oficial: 4120.
Donos e Operadores: Strahlmann E Reederei eK- Brunsbuettel, Alemanha.
Classe: Germanischer Lloyd.
Ano de Construção: 2006.
Estaleiro: Slovenske Lodenice a.s.- Komarno, Eslovakia,- Casco#1910.
Comprimento Fora a Fora: 86,53 metros.
Boca: 12,80 metros.
Calado: 5,54 metros.
Arqueação Bruta: 2,588 toneladas.
Porte Bruto: 3,345 toneladas.
Número de Tripulantes: 8.
Gruas: 2X 35,00 toneladas.
Potência de Máquina: 1,980 kW (2,692 hp), 750,00 rpm. 1 hélice CP, 219,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 12,10 nós
Potência de Máquinas Auxiliares: 900,00 kw.
Potência de Geradores Auxiliares: 968,00 kw.
Potência de Thruster: 185,00 kW (252,00 bhp).
Nomes Anteriores: Tuperna (12/2006-05/2007), Anette Scan (05/2007-01/2009), Tuperna (01/2009-05/2009), Southern Phoenix (05/2009-03/2010).
Último Porto: Abidjan, Costa do Marfim.
Próximo Porto: Espera Ordens.

Graneleiro "NIKOLAOS GS" na Praia da Vitória







© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Fotos da escala de mais um graneleiro no porto da Praia da Vitória, desta vez o "NIKOLAOS GS", que se compromete descarregar 11.130 toneladas de milho amarelo, a distribuir pelos recebedores RATER, TERCEIRENSE RAÇÕES e UNICOL. Aproveitou entrar pela manhã enquanto tudo estava calmo, com a ajuda dos gémeos BRAVO e ILHA DE SÃO LUÍS, e bem, pois pela tarde a invernia tomou conta destas terras, como já não se via à meses. Será por certo o regresso prometido de Alcíone, ave fabulosa e filha do rei dos ventos - Éolo.

Nome: NIKOLAOS GS.
Tipo: Graneleiro.
IMO: 9267170.
Indicativo: V7BI2.
MMSI: 538005146.
Bandeira: Ilhas Marshall.
Porto de Registo: Majuro.
Número Oficial: 5146.
Donos e Operadores: GS Maritime Co. Ltd.- Pireu, Grécia.
Classe: Nippon Kaiji Kyokai.
Ano de Construção: 2002.
Estaleiro: Imabari Shipbuilding Co. Ltd.- Imabari, Japão.- Casco#574.
Comprimento Fora a Fora: 169,26 metros.
Boca: 27,20 metros.
Calado: 9,77 metros.
Arqueação Bruta: 16,967 toneladas.
Porte Bruto: 28,616 toneladas.
Número de Tripulantes: 22.
Gruas: 4X 30,50 toneladas.
Potência de Máquina: 5,850 kW (7,954 hp), 129,00 rpm. 1 hélice FP, 129,00 rpm.
Velocidade de Serviço: 14,00 nós.
Velocidade Máxima: 16,00 nós.
Potência de Geradores Auxiliares: 1,500 kw.
Nome Anterior: New Light (2002-07/2013).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston, EUA.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Actividade de cariz ambiental realizada na Marina de Angra do Heroísmo




© Copyright texto e fotos: Mário Lima, Terceira.


No âmbito da atribuição da Bandeira Azul e da Quinzena Marítima, foi realizada uma actividade de limpeza subaquática na Marina de Angra do Heroísmo neste sábado dia 10. Estiveram presentes diversas entidades de mergulho e de voluntariado em terra no auxilio à limpeza realizada! Estima-se terem estado envolvidas cerca de 70 pessoas, um número que ilustra bem o sucesso do evento que contou com muita juventude numa altura em que a promoção do meio ambiente é fundamental no futuro das gerações vindouras! Um Bem Haja a todos os presentes!