Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Estreia do navio escola da Coast Guard Americana "EAGLE" no Porto da Praia da Vitória


©) Copyright fotos: Miguel Pamplona Simões, Terceira
©) Copyright texto: Cte Rui Carvalho, Terceira.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA
O navio escola "EAGLE" visita o porto da Praia da Vitória numa viagem de instrução de cadetes e candidatos a oficiais da Guarda Costeira Norte-americana. Este navio foi o segundo de cinco semelhantes que foram construídos no estaleiro alemão Blohm & Voss, sendo o primeiro aquele que deu o nome à classe o "GORCH FOCK", o terceiro a ser construído é o nosso "SAGRES", o quarto o Romeno "MIRCEA" e finalmente o "HERBERT NORKUS" que nunca chegou a navegar verdadeiramente tendo sido afundado voluntariamente em 1947. O "EAGLE" (ex-HORST WESSEL) foi transferido para a marinha Norte-americana no final da segunda guerra mundial como pagamento de reparação de guerra por parte da Alemanha, onde se manteve no activo até aos dias de hoje.
Nome: EAGLE.
Tipo: Navio Escola.
IMO: 6109973.
Indicativo: NRCB.
MMSI: 303990000.
Bandeira: Estados Unidos da America.
Porto de Registo: New London, CT.
Número de Galhardete: WIX-327.
Donos e Operadores: Governo Americano- Guarda Costeira- Washington, DC, EUA.
Classe: Gorch Fock.
Ano de Construção: 1936.
Estaleiro: Blohm & Voss- Hamburgo, Alemanha.
Comprimento Fora a Fora: 89,70 metros.
Boca: 11,90 metros.
Calado: 5,30 metros.
Deslocamento: 1,813 toneladas.
Guarnição: 230 (12 oficiais, 68 tripulantes, 150 estagiários).
Potência de Máquina: 750,00 kW (1,000 hp).
Velocidade de Cruzeiro: 10,00 nós ( Máquina).
Velocidade Máxima: 19,00 nós (Velas),
Potência de Geradores Auxiliares: 320,00 kW
Área Vélica: 2,070 m2.
Nome Anterior: Horst Wessel (09/1936-05/1946).
Em serviço da guarda costeira Americana desde o dia 15 de Maio de 1946.

Sem comentários: