domingo, 5 de abril de 2009

Ferrys da Armas

Foto do Volcan de Tijarafe e Volcan de Timanfaya ambos do armador espanhol Naviera Armas, atracados no Porto de Santa Cruz de Tenerife, o Volcan de Tijarafe faz a ligação entre Tenerife, Funchal e Portimão com grande sucesso, tem de comprimento 154 metros e atinge uma velocidade de 24,5 nós, está ao serviço desde Fevereiro de 2007, enquanto o Volcan de Timanfaya tem um comprimento de 143 metros uma velocidade de 23 nós e está ao serviço desde 2004, ambos construidos nos estaleiros Hijos de J. Barreras, em Vigo Espanha. Foto ao lado, o anoitecer no Porto com os dois ferrys mais antigos da Armas o Volcan de Tauce e Volcan de Tejeda ( Barreras 1995, 120 metros e 18 nós de velocidade ) que fazem a ligação com as ilhas mais pequenas.

Tijarafe con logos provisionales el Dia de Canárias
Tijarafe com os logos promocionais o Dia das Canárias
Talvez um dia haja uma ligação marítima de passageiros entre os Açores, Madeira e Portimão por meio de um dos novos ferrys de luxo da Naviera Armas que começam a ser entregues pelos estaleiros Barreras em Fevereiro de 2010 um deles poderia ligar Ponta Delgada, Funchal e Portimão.
Os quatros Ferrys encomendados pela Armas aos estaleiros Barreras tem características equivalentes a um hotel de 5 estrelas, com capacidade para 1500 passageiros e 2000 metros lineares de carga, irão dispor de uma grande piscina com zona de bar e restaurante perfeita para organizar todo o tipo de eventos ( música, teatro, revista etc. ) terão uma potencia de 46 000 cv que lhes permitirá atingir uma velocidade de 26 nós, terão de comprimento 176 metros.
Fonte: Naviera Armas. Texto MM Bettencourt, Açores; António Sáez, Canárias.
(©) Copyright fotos 1ª,2ª e 3ª António Sáez, Canárias; 4ª GoogleSat; 5ª Ast. Barreras, Vigo.

Sem comentários: