domingo, 31 de maio de 2009

O maior e o mais rápido.

Chega a Tenerife procedente de Funchal, o Independence of the Seas da Royal Caribbean. Às 0900h, vindo do Nordeste, o que provoca um grande contraluz (não é a situação ideal baixo o ponto de vista do fotógrafo). Coincide com a saída do HSC Bencomo para Gran Canaria. IOTS com quinze níveis de cobertas, 340 metros de comprimento, e 155.000 tons é capaz para 3700 pax e 1400 tripulantes. É até dentro de uns poucos meses, o cruzeiro maior do mundo (este verão de 2009 será botado o Oasis OTS de 220000 tons). Estas dimensões parecem pouco razoáveis, ¿Conseguiremos parar?. IOTS contínua às 1830h sua viagem pelas ilhas, regressando posteriormente a seu porto base de Southampton,via Vigo.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

sábado, 30 de maio de 2009

Horários- Atlânticoline

Já estão disponiveis os horários da Atlânticoline para a Época Média Alta e Época Alta, estando previstas 45 escalas dos dois ferrys da Atlânticoline no Porto da Graciosa, entre 13 de Junho e 30 de Agosto, assim resumidamente teremos o HSC Viking ás terças-feiras e sextas-feiras e o Express Santorini ás segundas-feiras, sextas-feiras e Domingos.
Fonte e imagem: Atlânticoline, SA

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A familia MDV1200

Super Sea Cat.
Os MDV1200 ( conhecidos como Superseacat ) são uma série de hight speed crafts (HSC), construídos pelos estaleiros Fincantieri, Itália, para a Ocean Bridge Investments e Sea Containers, Lda. entre 1996 e 1999, tendo sido construídos 6 destes navios. Os primeiros 2 navios do tipo MDV1200, foram o HSC Pegasus One e HSC Pegasus Two, construídos para a Ocean Bridge Investmnets em 1996 e 1997 respectivamente, mais 4 destes navios foram construídos para a Sea Containers, Lda. entre 1997 e 1999. A Sea Containers Lda originalmente tinha encomendado um navio Auto Express 78 á Austal Ships, mas o primeiro da série falhou a velocidade requerida e foi recusado, tendo então a Sea Containers, Lda. se virado para os Estaleiros Fincantieri e encomendado 2 destes
navios MDV1200, e depois mais dois. Características dos Superseacat: Comprimento 100,3 metros, boca 17,1 metros,calado 2,6 metros, 689 passageiros, 120 viaturas e 4 autocarros, velocidade de serviço 35 nós e máxima 40 nós, motores 4x Ruston V 20 RK270 diesel, com 6875 KW de potência, fornecida a 4 jactos de água Kamewa S112, impulsor de proa Brunvoll FU-45 LTC 1225-330 KW. De salientar que o desenho exterior deste tipo de navio foi concebido pelos famosos escritórios de design Pininfarina, Itália que contam com clientes famosos, como a Ferrari, Maserati, Volvo, e projectos de arquitectura como por exemplo o estádio da Juventus, entre outros .Os membros da familia MDV1200 Superseacat:
HSC Speedrunner 2 (ex: Pegasus One); HSC Queen Nefertiti (ex: Pegasus Two).
HSC Almudaina Dos (ex: Superseacat One).
HSC Viking (ex: Superseact Two).
HSC Superseacat Three.
HSC Superseact Four. Fontes: Wikipedia; Absolute Astronomy & Ship-Technology. (©) Copyright fotos: 1ª Aleksi Lindström; 2ª a 4ª, Superseacat; 5ª Joonas Kortelainen; 6ª e 7ª Ship-Technology. (©) Copyright texto: MM Bettencourt, Graciosa.

Dados Técnicos Fragata Libertad.

A fragata Libertad, navio escola da Armada da República Argentina (ARA), fué construída nos Astilleros e Fabricas Navais do Estado, (1956 em Buenos Aires, Argentina). Com navegação exclusiva de vela consegue 18 nodos, cifra muito importante com essa propulsão.
Croquis y descripción: Roberto Garro, Argentina.
DATOS TÉCNICOS:
Eslora: 103,75 m
Manga: 14,31 m
Puntal: 11 m
Calado: 6,60 m
Desplazamiento: 3.765 tons
Propulsión Auxiliar: dos motores Diesel "Sulzer" de 1.200 HP c/u
Velocidad: 13.8 nudos máxima; 12 nudos crucero (con motor auxiliar)
Aparejo: fragata con gavias dobles. Tres palos Cruzados, trinquete, mayor y mesana.
Altura máxima: 49,807 m del palo mayor. Velamen: 27 velas de Dacron,No meio de uma tormenta de neve. Ushuaia, Argentina.
Superficie total: 2.652 m2. Tripulación: Jefes y oficiales: 24; Guardiamarinas en comisión: 123; Suboficiales, cabos y marineros : 187. Info y fotos: ARA.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Equipamentos LUNA

Em 1960 D. Manuel Luna Perbech, iniciava a sua actividade empresarial, com uma pequena oficina de reparações de máquinas de construção civil e agrícola, com o desenvolvimento da economia espanhola, e a consequente grande necessidade de equipamentos, levaram á construção das primeiras gruas hidráulicas, hoje em dia a Luna produz diverso equipamento de movimentação vertical e horizontal de carga, a produção encontra-se dividida por duas fábricas, uma em Huesca onde se concentra a produção de gruas ,e outra e Almoduver onde se produz os empilhadores e reachstackers, em 1996 aumentou a sua gama de produtos ao incluir gruas portuárias moveis até o tamanho panamax.
(©) Copyright fotos:Luna Equipos Industriales, SA.

terça-feira, 26 de maio de 2009

TCL- Produtividade

O Terminal de Contentores de Leixões, conseguiu no passado dia 17 Maio, com a operação do "Maersk Vera Cruz" uma produtividade de 73 contentores por hora, o navio começou a operar ás 8:20 e terminou ás 18:52, nesse espaço de tempo foram movimentados 1137 TEU, números que dizem bem da capacidade de resposta do TCL ás necessidade dos seus clientes.
(©) Copyright fotos: 1ª Marcelo Vieira, Rio Grande, Brasil; 2ª TCl

Ponta da Barca



Fotos do interior do navio dos Transportes Marítimos Graciosenses, Lda. "Ponta da Barca", fotos tiradas com a amável autorização do gerente dos TMG, Sr. Francisco Borgia e do Mestre e Amigo Baptista. (©) Copyright fotos: MM Bettencourt

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Frota da Airbus.

Não se trata de aviões, senão a Frota Marítima da Airbus, os novos navíos roll-on ao serviço do transporte de peças e fornecimentos de considerável volume, para os quais foram adaptados estes navios (portão estanco de generosa dimensões, cobertas adaptables que aceitam maiores pesos, etc). Acaba fazer escala técnica innagural em Tenerife desde Cingapura (em onde fué construído) chegando via Cidade do Cabo.
Airbus prepara uma cerimónia por tudo o alto na Baía de Cádiz, o próximo 29 de maio. Trata-se do baptizo de sua nova unidade, o Ciudad de Cádiz gémeo do City of Hamburg, ambas de 15.500 tons de arqueo que acompanham ao Ville de Bordeaux.
Ver: Frota marítima Airbus y
Estaleiro TTS - Marine.com, Cingapura.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Foto: Eric Hourl.

domingo, 24 de maio de 2009

Parque Jurássico?.

Com aparência antediluviana (criatura mais própria de Parque Jurássico) trazemos umas imagens de um enorme dispositivo pneu de descarga de graneles sólidos ao serviço dos silos de cereais ou áridos (puzolanas, cementos e areia). Sua verdadeira dimensão comprovámo-la ao comparar a o funcionário com o conjunto da enorme estrutura. Este sistema móvel encontra-se no área
industrial do cais Leste no porto de Santa Cruz.
Em zona do Leste há outros habitantes de estranho aspecto, como é o caso da veterana plataforma petrolífera "Southern Cross" que leva mais de seis meses em obras de reacondicionamiento. Outro curioso visitante fué a “Nobre Hans Deul” sobre o semisumergible especializado "Transporter" carregado com a enorme plataforma petrolífera que nos visitou em Dezembro 2008.
(©) Copyrights texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Vemos à "Transporter" com “Noble Hans Deul”, o fundo "Southern Cross".

Rebocadores do Porto de Leixões

Rebocadores "Prometeu" e "Pegaso" do Porto de Leixões, com as seguintes características: comprimento 28,14 metros, boca 9,14 metros,calado 4,4 metros, força de tracção 30 tons, potência 24oo h.p.,velocidade máxima 12 nós.

Rebocadores "Tritão" e "Monte do Leça", também do Porto de Leixões. Características do Tritão: comprimento 25 metros, boca 9,80 metros, calado 3,5 metros, força de tracção 45 tons, potência da máquina 2760 h.p., velocidade máxima 12 nós.Características do Monte do Leça: comprimento 34,50 metros, boca 9,65 metros, calado 4,4 metros, força de tracção 30 tons, potência da máquina 2800 h.p., velocidade máxima 12 nós. Estas fotos foram gentilmente enviadas pelo Amigo e colaborador José A. Modesto.

Fonte: A.P.L./(©) Copyright fotos: José António Modesto, Matosinhos

sábado, 23 de maio de 2009

Eberhart Essberger


O N/T "Eberhart Essberger", que hoje esteve no porto da Graciosa, é o substituto do N/T Tom Elba, o navio é propriedade da empresa Alemã John T. Essberger, mas encontra-se ao serviço da Transinsular efectuando o abastecimento de combustível nas ilhas dos Açores, o navio foi construído em 1986 nos Estaleiros J.J. Siestas Hamburgo, com o casco nº 956 e com o nome de Eberhart Essberger nome que usou até 1995, ano em que passou a chamar-se Ebro ( nome com o qual passou na Graciosa 1 vez) depois voltou a usar o seu nome original. Características: comprimento 81 metros, boca 14 metros, calado 5,53 metros, potência da máquina principal 2005 KW, potência do Bow thruster 250 KW. A estreia do Eberhart Essberger na sua nova missão, contou com a presença no porto da draga "Ilhéu da Mina", aos Homens que comandam estes dois navios e á suas tripulações uma Especial Saudação.
(©) Copyright texto e fotos: MM Bettencourt

sexta-feira, 22 de maio de 2009

WEC Goya.

O WEC Goya com 11.000 tons de deslocamento e 134 mts de comprimento com 22,50 mts de boca, está destinado ao transporte de contentores entre Canárias e Portugal e pode transportar 850 TEUs a 18 nos. Cedo, às 0650h procedente de Las Palmas, atracó na zona de contentores da dársena do Leste, saindo com destino a Sines às 1450h. Recordemos que nosso amigo e colaborador José Modesto (impulsor do shipping) é o responsável de WEC Lines no área de Porto e Norte de Portugal.
Actualmente, esta zona de contentores de Tenerife está em obras de ampliação da superfície para almacenaje (uns 60.000 m2 adicionais, conquanto a costa de perder essa mesma superfície em área de manobra de barcos), mas a escassa superfície disponível força esta medida. Espera-se que as obras terminem no prazo de 16 meses.
Foto aérea: Google Earth.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.