domingo, 8 de maio de 2011

N/T "CHEM DAISY" o provável substituto do "Eberhart Essberger"

 Como referi no post anterior , tudo indica que será novamente a Transinsular a ganhar o concurso público
 efectuado pela Secretaria R. da Economia que visa contratar o transporte marítimo de combustíveis líquidos entre as ilhas da Região Autónoma dos Açores, uma vez que o actual contrato termina no corrente mês.
O referido concurso foi lançado com a necessária antecedência afim de garantir a continuidade, sem interregno, de um serviço fundamental ao funcionamento da economia, á coesão regional e ao bem estar das populações.
 Nos termos do novo contrato, o serviço de transporte marítimo de combustíveis inter-ilhas será atribuído pelo prazo de 4 anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois períodos de um ano, como acima referi tudo indica  ser a Transinsular a ganhar, sendo que concorre com um navio de 84,98 mts de comprimento de nome "CHEM DAISY", uma construção muito recente, mais precisamente  do ano 2010, nos estaleiros Turcos de Cicek Tersanesi. Sendo um navio bonito,  traz também uma  mais valia em termos de manobrabilidade, uma vez que está equipado com dois hélices azimutais, algo que por exemplo nunca vi no porto da Graciosa.
O "Chem Daisy", é um de 4 irmãos construídos pelo estaleiro turco, um desses irmãos é o "FRECCIAMARE", que vemos na foto em baixo.
(©) Copyright imagem: Cicek Shipyard, Turquia.
(©) Copyright foto: Baldizzone Pietro, Genova.

2 comentários:

barconauta_ disse...

Caso ele passe por Lisboa tentarei vê-lo porque pelo que sei desde que vá para os Açores raramente volta!
Abraço, Manuel.

Manuel Bettencourt disse...

Penso que deverá passar primeiro por Lisboa, mas quem deve de passar por ai depois de deixar os açores é o vermelhusco. Por falar em vermelhusco, esteve no sabado cá coloquei o post no domingo e já viste o resultado da minha equipe? Já acreditas, coisas estranhas.
Abraço
Manuel