Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Regresso do N/M "CEMENT COURIER" ao porto da Praia da Vitória



© Copyright texto e fotos: Cte Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Este navio estreou na Praia da Vitória há precisamente um ano (ver aqui), e nessa altura lamentávamos ser apenas o terceiro cimenteiro a escalar o nosso porto em 2015. Pois agora a situação piorou, em nosso entender, uma vez que é o segundo cimenteiro de 2016, sendo que o primeiro foi o N/M "ISLAS DOS" (ver aqui). Lembramos que em 2010 recebemos 24 navios cimenteiros no terminal, dois por mês, o que dá para perceber bem a quebra nas escalas.

Nome: CEMENT COURIER.
Tipo: Cimenteiro.
IMO: 8118190.
Indicativo: V2GS6.
MMSI: 304073000.
Bandeira: Antigua e Barbuda.
Porto de Registo: St. John's.
Donos e Operadores: Westerdyck Reederei GmbH & Co.- Muenster Westf, Alemanha.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1982.
Estaleiro: Honda Zosen- Saiki, Japão.- Casco#696.
Comprimento Fora a Fora: 96,63 metros.
Boca: 16,01 metros.
Calado: 6,40 metros.
Arqueação Bruta: 3,344 toneladas.
Porte Bruto: 7,166 toneladas.
Potencia de Maquina: 2,795 kW (3,800 hp), 245,00 rpm. 1 hélice FP.
Velocidade de Serviço: 12,00 nos.
Potencia de Maquinas Auxiliares: 637,00 kw.
Potencia de Geradores Auxiliares: 960,00 kw.
Nomes Anteriores: Sumise Maru No. 10 (1982-05/2002), Big Fountain (05/2002-05/2005), Big Cem (05/2005-05/2015).

Sem comentários: