Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 26 de agosto de 2017

"Aranui 5", um navio com um conceito diferente


Fotos:http://www.cruisemapper.com
A polivalência é algo exigido por muitas empresas aos seus colaboradores, principalmente quando existe a necessidade de optimizar os recursos humanos, sendo esta uma preciosa ajuda à sustentabilidade. Tal polivalência é também aplicada no transporte marítimo, sendo vários os exemplos de navios com várias valências.
Nos Açores, região arquipelágica,  com ilhas de dimensão populacional e territorial relativamente pequenas, seria interessante estudar seriamente a aplicabilidade de um conceito polivalente  nos transportes marítimos inter ilhas. Para quem habitualmente seguia este blogue, sabe que a minha opção passa por uma aposta num sistema ferry convencional para a ligação inter-ilhas, mas existe muitas outras opções com vantagens e desvantagens que merecem ser estudadas.
O exemplo de hoje é relativo a um conceito diferente, que combina a vertente carga com a de um navio de cruzeiro. Trata-se do "Aranui 5", um navio e um conceito que podia ter aplicabilidade nos Açores.

Desenhado e construído com o conforto dos passageiros em mente, o "Aranui 5", navega nas ilhas Marquesas, um dos cinco arquipélagos da Polinésia Francesa. Efectua cruzeiros de 14 dias de descoberta pelas várias ilhas, seguindo os caminhos de Paul Gauguin, Robert Louis Stevenson, Thor Heyerdahl e Jacques Brel. O "Aranui 5", como entretenimento aposta na divulgação das tradições locais.
Desenhado para oferecer todo o conforte de um navio de cruzeiro,o navio tem lotação para 254 passageiros em 103 camarotes. Possui 126 metros de comprimento, 22 metros de boca, e 5,20 metros de calado. A sua velocidade de cruzeiro fica-se pelos 15 nós


  • 1 Sala de Jantar
  • 2 Espaçosos lounges & 2 salas de conferÊncias
  • 4 bares incluindo 1 bar panorâmico (Skybar)
  • 1 Sala de Fitness
  • 1 Piscina
  • 1 Loja
  • 1 Massagens



  • 1 comentário:

    Elvio Drumond Leão disse...

    Boas Manuel, é realmente uma opção viável, e se a popa fosse um car ferry com rampa ainda melhor.
    Abraço do Porto Santo
    Elvio