Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

sábado, 29 de dezembro de 2012

N/M "VECTIS HARRIER" na Praia da Vitória


 
O N/M "VECTIS HARRIER" fez este sábado uma breve escala no porto da Praia da Vitória para desembarque de diverso material destinado à torre de controlo aéreo da base aérea americana das Lajes. Segundo nos foi dito destina-se este equipamento a renovação de funções de radiodetecção, radiosondagem e radiotelecomando. Mesmo sabendo-se que a base aérea americana será em 2014 reduzida a níveis mínimos no que respeita a pessoal e actividade logística, não se deixará de investir na segurança e na operacionalidade deste grande porta-aviões fundeado no meio do oceano Atlântico.



Nome: VECTIS HARRIER.
Data e Hora da entrada: 29.12.2012 - 11:00
Indicativo de chamada: 2FBR6.
Nº IMO: 9594303.
Porto de registo: Douglas.
Bandeira: Isle of Mann.
Ano de construção: 2012.
Comprimento f. a f.: 110,00 mts.
Boca máxima: 18,00 mts.
Porte (DWT): 8.557 tons.
Arqueação bruta: 6.190 Mtons.
Arqueação líquida: 2.274 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,40 mts.
Estaleiro: Jiangsu Yangzijiang Shipbuilding Co. Ltd. - Jiangyin JS - Nº. YZJ2010-939.
Último porto: Wilmington.
Próximo porto: Casablanca.
Tipo de carga: 43 Tons. de Carga Geral.
Recebedor: Força Aérea Americana.
Auxiliar de proa: 400 Kw.
Potência da Máquina Principal: MaK - 1x6M32C-4S-SA-LV -.3.000 Kw.
Armador: Super Greenship BV.
Agência: BENSAUDE Ag. Navegação. - João Martins.
Nome do Comandante: Andrii Berestianyi.
Piloto de Serviço: Henrique Almeida.
(©) Copyright texto: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: Duarte Lourenço, Praia da Vitória.



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Alterações nas escalas dos porta-contentores na linha dos Açores

 O site da Transinsular, já publicou (pdf), a programação das escalas de Janeiro-2013,   referente aos porta-contentores afectos à linha dos Açores. Ao analisarmos as referidas rotações, verificamos que o mês de Janeiro regista algumas alterações em relação ao padrão do corrente ano (2012-4,3,4,3/ 2013-2,2,4,3). Nota interessante para o facto do N/M "Furnas", realizar uma viagem à ilha das Flores, arriscando eu afirmar ser uma estreia. 
(©) Copyright imagens: Transinsular.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa; Miguel Nóia, Faial; Tito Nóia, Flores; Rui Carvalho, Praia da Vitória.
 






terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Draga "ILHÉU DA MINA" de regresso à Praia da Vitória


Algumas fotos referentes ao regresso da draga "ILHÉU DA MINA", após manutenção no estaleiro NAVALRIA (Grupo MARTIFER), no terminal sul do porto de Aveiro. Embora o futuro seja uma incógnita no que se refere ao relançamento da economia nacional e regional, da qual esta empresa AÇORES MADEIRA tanto depende, gostei de os ver de volta. Regressaram domingo à noite.
(©) Copyright fotos e texto: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.

domingo, 23 de dezembro de 2012

LNG Super Tanker (Documentário)

Excelente documentário, sobre os LNG,  uma sugestão minha para evitar rever pela milésima vez o mesmo filme nos canais de TV habituais!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Viagem ao ano 2017

Copyright foto:Autor desconhecido.
Aproveitando o  ALINHAMENTO PLANETÁRIO que estamos a registar, entre hoje dia 21 e dia 23 de Dezembro, com o nosso planeta Terra, a Lua e o Sol  alinhados com Alcyone, a estrela maior, é possível usando sofisticados programas de computador, fazer uma viagem no tempo que só voltará a ser possível daqui por  25 mil anos. As fotos publicadas são então referentes ao ano 2017. 
Podemos observar na primeira imagem um dos novos ferrys da Atlânticoline, que assegura durante todo o ano uma verdadeira "ponte" inter-ilhas, é um dos pilares da nova fase de desenvolvimento sócio-económico, que os Açores vivem em 2017, de facto o mar que nos separa também nos une.
Na segunda imagem, vemos um trailer do operador, a sair do ferry na rampa da Graciosa,  pelo que pude observar, o trailer segue para o armazém do operador(Parque logístico), onde posteriormente será descarregado e entregue a respectiva carga aos comerciantes. Aproveitando a facilidade, regularidade, qualidade e boa rotação dos ferrys, a Graciosa e outras pequenas ilhas estão a desenvolver a sua economia pois em 2017, os Açores são realmente uma região económica. 
De registar também  o facto do navio tanque que abastece as ilhas "Chem Daisy", ter sido adquirido pela região mais concretamente pela Atlânticoline tendo sido adaptado para transportar  também gás, sendo baseado no conceito do já apresentado neste blog N/T "Sheichelles Paradise". Em relação aos porta-contentores parece-me que não houve grandes alterações, apenas alguns ajustamentos. 
Para divulgar mais pormenores  sobre o ano  2017, terei que ser ressarcido do colossal esforço que é viajar no tempo! Boas Festas!
(©) Copyright fotos 2ª e 3ª: MM Bettencourt, Graciosa

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

N/T "PATAGONIA" na Praia da Vitória





 A quarta e última escala anual de navios tanque com Fuelóleo destinado à central termoeléctrica do Belo Jardim da EDA-Electricidade dos Açores, coube ao N/T "PATAGONIA", sendo que este navio é uma estreia absoluta entre nós. As outras escalas estiveram a cargo dos N/T "EXCELLO" (2) e N/T "EVINCO" (1). O total da carga manifestada este ano para a Ilha Terceira rondou as 49.000 toneladas, lembrando que segundo dados do Serviço Regional de Estatística houve uma redução média na produção de energia nos Açores de 4,7% nos últimos 12 meses, resultado óbvio da desaceleração da nossa economia, quer pelo lado das empresas quer pelo lado das famílias. Lamento desconfiar que o ano de 2013 em termos energéticos será ainda mais sombrio.
Nome: PATAGONIA.
Data e Hora da entrada: 19.12.2012 - 11:00
Indicativo de chamada: 9NHL9.
Nº IMO: 9312080.
Porto de registo: Valletta.
Bandeira: Malta.
Ano de construção: 2006.
Comprimento f. a f.: 144,17 mts.
Boca máxima: 23,04 mts.
Porte (DWT): 16.772 tons.
Arqueação bruta: 11.935 Mtons.
Arqueação líquida: 5.137 Mtons.
Calado máximo à entrada: 7,60 mts.
Estaleiro: Qiuxin Shipyard. - Shanghai - Nº H2331.
Último porto: Roterdão.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 11.897 Tons. de Fuelóleo.
Recebedor: TERPARQUE.
Auxiliar de proa: 750 Kw.
Potência da Máquina Principal: MAN-B&W 1x6L48/60-4S/SA - 6.300 Kw.
Armador: Patagonia Shipping Ltd.
Agência: BENSAUDE Ag. Navegação - João Martins.
Nome do Comandante: Solo Telmo Vilavicencio.
Piloto de Serviço: Miguel Conceição.

(©) Copyright fotos: Duarte Lourenço; Rui Carvalho, Praia da Vitória.
(©) Copyright texto: Rui Carvalho, Praia da Vitória.


Maersk - Contentores (vídeo)


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O gigante "CMA CGM Marco Polo" (vídeo)


Vídeo Youtube: Canal Steve Carret
O "CMA CGM Marco Polo", é pertença da companhia francesa CMA CGM,  é actualmente o maior porta-contentores do mundo, com uma capacidade de 16000 Teus, este gigante, foi construído nos estaleiros DSME (Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering), na Corea. É o primeiro de uma série de 3 navios que serão nomeados com nomes de grandes exploradores, sendo os outros dois entregues em 2013. Este navio tem o comprimento de 396 metros; Boca, 54 metros

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Açores querem tratamento prioritário no Porto de Leixões para os navios que abastecem o arquipélago


Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga.
O Secretário Regional do Turismo e Transportes reivindicou ao Governo da República um tratamento prioritário no Porto de Leixões para todos os barcos com origem e destino nos Açores, como forma de minimizar os efeitos da greve dos estivadores no Porto de Lisboa.
 Vítor Fraga, numa carta enviada quinta-feira ao ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, solicita que “sejam dadas indicações à autoridade portuária do Porto de Leixões para que todos os barcos que têm origem e destino nos Açores tenham prioridade no tratamento da carga e no atendimento, fugindo assim aos constrangimentos existentes no Porto de Lisboa”.
 Nesta carta, o Secretário Regional alerta Álvaro Santos Pereira para as consequências da greve de estivadores do Porto de Lisboa na economia açoriana, fortemente dependente do abastecimento por via marítima.
 Vítor Fraga salienta ainda que, sendo previsível “que possa haver um agravamento da situação no Porto de Lisboa”, torna-se necessário que “o Governo da República atue", no sentido de se conseguir "uma solução que permita satisfazer os interesses da economia açoriana”.
 Nesse sentido, afirma que os Açores não estão disponíveis para assumir "os custos inerentes à resolução de um problema a que o Governo dos Açores é alheio e que cabe ao Governo da República resolver”.
 O Secretário Regional do Turismo e Transportes solicitou ainda ao ministro da Economia a verificação da legalidade da taxa de greve que os transportadores passaram a aplicar desde quinta-feira e que consiste na cobrança de 50 euros por cada contentor de 20 pés e 100 euros por contentor de 40 pés com origem em Lisboa, dado que esta taxa é “extremamente gravosa para as empresas açorianas”.
 Para Vítor Fraga, “não são as empresas açorianas que têm que pagar os custos inerentes a uma situação à qual são alheias”, defendendo que cabe ao Governo da República “resolver o problema que tem com os estivadores do Porto de Lisboa”.
 O governante açoriano alertou novamente Álvaro Santos Pereira para o “sistemático incumprimento dos serviços mínimos”, solicitando que o Ministério da Economia “assuma um papel importante no sentido de garantir o cumprimento destes serviços, porque não estão a ser cumpridos”. 
Vítor Fraga espera uma rápida resposta do ministro, uma vez que “a situação atual é insustentável” e a cada dia que passa é ainda mais agravada, perturbando fortemente a economia açoriana.
 (©) Copyright texto e 1ª foto: Gacs.
(©) Copyright fotos, 2ª, 3ª e 4ª: José Modesto, Leixões.

Forte ondulação, provoca estragos nas obras do porto de pescas de Rabo de Peixe




(fotos dia 15-12-12)
Mar alteroso que fustigou a costa norte de S. Miguel,  causando alguns estragos nas obras de ampliação/ beneficiação que estão a decorrer no porto de pesca de Rabo de Peixe.
(©) Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.


domingo, 16 de dezembro de 2012

sábado, 15 de dezembro de 2012

Rainha Elizabeth. Tenerife.

Chegada ao amanhecer.
 
 
  
Estancia 14/12/2012.
 
 Saída ao entardecer.
 
 
(©) Copyright imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

N/M "Insular", mirando-se ao espelho



 N/M "Insular", do operador Transinsular, mirando-se ao espelho, durante a sua saída do porto de Ponta Delgada, com destino ao porto do Caniçal, Madeira, no dia 12 do corrente mês.
(©) Copyright fotos: António M. D. Simas, S. Miguel.