quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Aquisição de grua todo-o-terreno para o Porto da Casa, na ilha do Corvo



A empresa pública Portos dos Açores, S.A. acaba de lançar um concurso público internacional com vista à “aquisição de grua todo-o-terreno de estaleiro (rough terrain crane)” para o Porto da Casa, ilha do Corvo, tendo o respetivo anúncio do procedimento sido publicado hoje mesmo, no Diário da República (Anúncio de procedimento n.º 1421/2019 - Diário da República n.º 32/2019, Série II de 2019-02-14).

Este concurso público internacional para aquisição de grua para movimentação de mercadorias e alagem de embarcações, nomeadamente a lancha de passageiros “Ariel”, da Atlânticoline, no Porto do Corvo, tem um preço base em € 420.000,00 (quatrocentos e vinte mil euros), acrescidos do IVA à taxa legal em vigor e é agora também publicitado no Jornal Oficial da União Europeia.

A nova grua que a administração portuária pretende adquirir para a mais pequena ilha do arquipélago dos Açores é um equipamento móvel, do tipo todo-o-terreno de estaleiro (rough terrain crane), com capacidade nominal de 60,0 toneladas e capacidade de elevação mínima de uma carga de 10,0 toneladas, em conformidade com a norma europeia EN13000, a um afastamento do centro da grua de 12,0metros e a uma altura mínima do gato ao pavimento de 20,00 metros. A grua em questão deve comportar grupo de potência de motor diesel e lança telescópica.

Com a aquisição de uma nova grua todo-o-terreno para o Porto da Casa, na ilha do Corvo, a Portos dos Açores, S.A. pretende proceder à substituição de equipamento com semelhantes funcionalidades existente naquela ilha, que apresenta já alguma degradação, em face da sua antiguidade e horas de trabalho, garantindo, em simultâneo, a fiabilidade e segurança das operações naquela infraestrutura portuária, que agrega funções mistas de pequeno comércio, transportede passageiros e apoio às frotas de pescas, da náutica de recreio e das atividades marítimo-turísticas.
Copyright foto: Liebherr 
Texto: Portos dos Açores, SA

Sem comentários: