Tanto o transporte marítimo como os portos devem ser pensados, não como entidades separadas, mas como componentes
interligados, como duas peças de uma engrenagem" Koji Sekimizu , Secretário-Geral da IMO

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Um Ágil Gigante.



Este enorme navio que até 2009 era junto com seus gêmeos o maior cruzeiro do mundo possui 15 pontes e transporta 4350 passageiros com 1400 de tripulação, desloca 155 000 tons.


Apesar estas mega-dimensões, o navio conta com meios que lhe dotam de grande agilidade.



Geralmente este grande navio entra de proa a terra (como vemos nas imagens) e ao sair, sai de popa, pois com seus quase 340 mts de compri mento, compli cariam a manobra de do giro no interior da doca. Apesar às dimensões do navio a manobra entre as duas docas é bastante ágil devido à configuração de sua propulsão.
Os 75000kw de seus seis motores principais se canalizam pelos eixos a popa a três hélices, uma fixa e dois de giro azimutal (uma a cada lado, foto de popa de classe Freedom). Os quatro potentes "bow thruster" de proa -4x3400kw- (foto Oasis OTS), lhe oferecem propulsão lateral adicional que são eficazes até ventos de 40 nós). Uma vez realizado o giro, marcha avantepara G.Canária, tomando a rota do Sul.
(©) Copyright fotos de hélices: Royal Caribbean.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Dedicado al Sr. Carvalho.

2 comentários:

Manuel disse...

Amigo Sáez, um post interessante dedicado ao nosso Amigo Rui Carvalho, que merece sem dúvida.
Salu2
Manuel

Rui Carvalho disse...

Querido António

Agradeço a tua simpatia.
Mas foi de facto uma interessante coincidência.
Transmissão de pensamento por certo.
Abraço

Rui