


Este enorme navio que até 2009 era junto com seus gêmeos o
maior cruzeiro do mundo possui 15 pontes e transporta 4350 passageiros com 1400 de tripulação, desloca
155 000 tons.
Apesar estas mega-dimensões, o navio conta com meios que lhe dotam de grande agilidade.


Geralmente este grande navio entra de proa a terra (como vemos nas imagens) e ao sair, sai de

popa, pois com seus quase
340 mts de compri mento, compli cariam a manobra de do giro no interior da doca. Apesar às dimensões do navio a manobra entre as duas docas é bastante ágil devido à configuração de sua propulsão.
Os
75000kw de seus seis motores principais se canalizam pelos eixos a popa a três hélices, uma

fixa e dois de giro azimutal (uma a cada lado, foto de popa de classe Freedom). Os quatro potentes "bow thruster" de proa
-4x3400kw- (foto Oasis OTS), lhe oferecem propulsão lateral adicional que são eficazes até ventos de
40 nós). Uma vez realizado o giro, marcha avantepara G.Canária, tomando a rota do Sul.
(
©) Copyright fotos de hélices: Royal Caribbean.
(©) Copyright texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Dedicado al Sr. Carvalho.
2 comentários:
Amigo Sáez, um post interessante dedicado ao nosso Amigo Rui Carvalho, que merece sem dúvida.
Salu2
Manuel
Querido António
Agradeço a tua simpatia.
Mas foi de facto uma interessante coincidência.
Transmissão de pensamento por certo.
Abraço
Rui
Enviar um comentário